Mitsvot

 
   
índice
  Torá e nossos sábios
     
 

São consideradas mitsvot somente as que estão na Torá? Como ficam, por exemplo, as obrigações de Purim e Chanucá? Existem graus diferentes de mitsvot?

     
 

RESPOSTA:

Na Torá, constam 613 mitsvot: 284 positivas, e 365 negativas. Estas são as chamadas "mitsvot deoraita", ou seja, mitsvot que foram ordenadas explicitamente na Torá.
No entanto, D’us deu aos Sábios de cada geração o poder de legislar leis, baseados nas mitsvot da Torá. Esta é, inclusive, uma das mitsvot deoraita : "Lo tassur micol asher yorucha" – "não se desloque daquilo que os Sábios lhe ordenaram." As mitsvot ordenadas pelos Sábios são chamadas de "mitsvot derabanan".

Em relação à dedicação que devemos conceder a cada mitsvá, não devemos diferenciar entre as leis da Torá e as leis de nossos Sábios. Os Sábios são como um canal de conexão que traz as palavras de D’us para nós; não são eles que ordenaram as mitsvot por conta própria. Por isso, não podemos deixar de cumprir uma mitsvá por ter sido ordenada pelos Sábios. Apenas ao tratar-se das penas dadas pelos Tribunais, ou ao discutir-se qual mitsvá tem preferência sobre a outra, as mitsvot deoraita tem peso maior. Mas na prática, isso não interfere em nosso dia a dia.

Purim e Chanucá, como você mesmo citou, são duas mitsvot de Rabanan. São comemoradas por todo o povo de Israel assim como as festas mencionadas na Torá.


Veja mais: Mitsvot: Os 613 preceitos da Torá
 
   
top