Mitsvot  
     
  Dependem de época e local?
índice
     
  É correto afirmar que muitas das 613 mitsvot (preceitos) da Torá somente podem ser cumpridas na Terra de Israel?  
     
 

RESPOSTA:

Nem todas as 613 mitsvot podem ser cumpridas em qualquer época ou local. Muitas somente podiam ser cumpridas à época do Templo Sagrado, como as leis referentes aos sacrifícios. Outras só podem ser cumpridas por cohanim, como a proibição de se impurificar ao estar em contato com um morto. E ainda existem mitsvot que só podem ser cumpridas pelo rei de Israel; algumas, só por mulheres e outras só por homens.

A maioria das mitsvot relacionadas com o produto da terra, como por exemplo terumá (parte da colheita ofertada aos cohanim), ma'asser (o dízimo destinado aos leviyim), shemitá (o descanso da terra no sétimo ano), etc., só vigoram na terra de Israel. Por ordem rabínica, algumas delas vigoram também em locais próximos da terra Santa.

Atualmente, para quem não mora em Israel, aproximadamente um terço das mitsvot pode ser cumprido; estas regem todos os momentos e situações da vida, desde o despertar até o fim do dia e mesmo durante o sono. Apesar disto, cada alma tem a obrigação de cumprir todas as mitsvot da Torá. Para tanto, uma alma deve retornar a este mundo quantas vezes forem necessárias. Somente o rei e o sumo-sacerdote, ao cumprir suas mitsvot, isentam todo o povo destas obrigações.

Existe a possibilidade de cumprir todas as mitsvot da Torá, mesmo as que não vigoram no momento, estudando suas leis; e assim disseram nossos sábios: "Todo aquele que estuda as leis da oferenda de olá (sacrifício queimado sobre o altar na época do Templo) é como se tivesse efetivamente a ofertado."

Por este motivo, cada pessoa deve estudar todas as Leis da Torá durante sua vida para realizar seu objetivo de cumprir as 613 mitsvot. Porém, a regra de que o estudo equivale a uma ação, só é válida para aquelas leis das quais a pessoa está isenta; não adianta apenas estudar sobre a mitsvá que se tem obrigação de cumprir; ela deve realizá-la na prática.

Foi por este motivo que o Rebe instituiu o estudo diário da obra magna de Maimônides, Mishnê Torá, pois este é o único livro que contém todas as Leis da Torá.

 
     
   
top