A primeira e a última mitsvá  
     
  Quais são?
índice
     
  Qual é a primeira mitsvá e a última que o Eterno determinou aos judeus?
     
 

RESPOSTA:

Há várias maneiras de indicar qual é a primeira e última mitsvá; a) A seqüência pela qual foram escritas na Torá; b) A ordem cronológica em que foram transmitidas para o povo; e c) A ordem no Sêfer Hamitsvot de Maimônides, ou no Sêfer Hachinuch.

A primeira das 613 mitsvot que aparece na Torá é a Mitsvá de "Multiplicar a espécie" (Bereshit 1:28). Esta é a Mitsvá positiva 212 conforme a contagem de Maimônides.

A última que aparece na Torá é a Mitsvá proibitiva de "Não beber vinho consagrado para idolatria" (Devarim 32:38). Número 194 na contagem de Maimônides.

A primeira Mitsvá que foi transmitida para o povo judeu (ainda no Egito) é "Santificar o inicio do mês". A última foi "Adquirir uma Torá para si". Atualmente, podemos cumprir esta mitsvá comprando uma letra num Sêfer Torá. Assim, estaremos participando na escrita de um rolo de Torá. O preceito pode ser cumprido também através da aquisição de livros sagrados para nossa casa.

A palavra mitsvá significa "conexão" (de tsavta). Porque quando um ser criado é ordenado pelo seu Criador a fazer algo, uma conexão é estabelecida entre os dois, transpondo o abismo entre o ser e o Ser Além.

 
     
 

 

top