Micvê  
     
  Precedência sobre outras obras
índice
     
  Na minha cidade foi lançada uma campanha para a construção de um micvê. Será que é importante esta construção em uma comunidade onde há poucos freqüentadores?  
     
 

RESPOSTA:

Esta mitsvá é de suma importância, sendo comparada pelo seu rigor ao jejum de Yom Kipur.

Durante todas as perseguições ao nosso povo no decorrer da História, a mitsvá (preceito) da imersão no micvê era mantida com auto-sacrifício. Muitos judeus foram presos e torturados por edificarem micvaot, ou simplesmente por os usarem durante a Inquisição ou atrás da Cortina de Ferro na época do comunismo. Muitas cidades construíram micvaot ocultos em calabouços mesmo quando os freqüentadores resumiam-se em apenas uma família. Esta mitsvá manteve viva nossas tradições e a existência de nosso povo.

A Lei Judaica afirma categoricamente que é proibido habitar uma cidade onde não haja micvê. Deve-se até mesmo vender a sinagoga da cidade para edificar um micvê, se não há outros meios para esta construção. Numa nova comunidade, certamente a construção do micvê precede a da sinagoga. Todos que participam desta obra, com trabalho, empenho ou meios são plenamente abençoados.

Nas últimas décadas fomos instruídos pelo Rebe a construir micvaot em todas as cidades onde existem judeus, mesmo que a comunidade seja pequena. Somos testemunhas das grandes bênçãos e sucesso que atingiram os próprios locais e os que participaram destas obras sagradas.

 
     
    top