Micvê  
     
  Para que serve?
índice
     
  Quais os benefícios trazidos através de um mergulho no micvê?  
     
 

RESPOSTA:

A Torá considera sagradas as relações entre marido e mulher, que são regidas por leis que visam trazer santidade a este relacionamento. Conseqüentemente, a Torá garante que os frutos desta união, os filhos, serão abençoados com almas puras e elevadas.

Nossos sábios dizem no Talmud, que se um casal tem méritos, D'us habita entre eles. Estes méritos são adquiridos, principalmente ao cumprir as leis da pureza do lar, que incluem as leis da imersão no micvê e os preparativos adequados.

No judaísmo, o conceito de pureza e impureza não tem conotação pejorativa. É apenas um estado espiritual no qual a pessoa se encontra. A impureza está relacionada com uma perda de vitalidade, da mesma forma que, ao apagar uma luz, automaticamente surge a escuridão; assim também, quando a alma deixa o corpo, automaticamente este é dominado pela impureza.

A fonte da pureza no ser humano é sua alma, como recitamos diariamente nas Preces Matinais: "D'us, a alma que me destes é pura." Na ausência de vida, a impureza preenche este vácuo. Por este motivo, o mais alto grau de impureza instala-se naquele que toca em um morto.

Em cada ciclo menstrual, um óvulo com potencial de gerar uma vida perde sua vitalidade. Em conseqüência disso, a mulher entra em estado de impureza. Durante esta fase, a Torá nos proíbe manter relações conjugais, pois como vimos acima, o judaísmo as considera sagradas. Para que este estado de impureza seja revertido, é necessária a imersão nas águas do micvê, após o período menstrual e um preparo de sete dias.

Ao mergulhar no micvê, é como se a pessoa estivesse anulando-se perante a natureza de D'us, como se voltasse ao ventre materno. Ao emergir, deixa o estado de impureza, como se renascesse. Esta também pode ser a sensação da mulher ao sair do micvê, pois encontra-se renovada - como uma noiva vindo da chupá, pálio nupcial.

O micvê também é usado para outros tipos de purificação: em uma conversão, em utensílios novos, e pelos homens na véspera de Yom Kipur. Os mesmos costumam imergir diariamente antes da prece, ou ao menos na véspera de Shabat e Yom Tov.

Mesmo uma mulher que durante muito tempo não cumpriu estas leis, pode começar a cumpri-las, sendo que se sua determinação for forte, consegue inclusive retificar esta falha do passado.

 
     
   
top