Nome dos meses  
     
  Origem destes nomes
índice
     
  Se na Torá está escrito que não devemos sequer proferir o nome de outros deuses, não seria avodá zará proferir o nome dos meses do calendário judaico, que na verdade tem origem no nome de deuses da Babilônia?
     
 

RESPOSTA:

Se você olhar na Torá, verá que os meses hebraicos não têm nomes. Em vez de nomes, têm números, contando a partir do mês de Nissan, que é descrito como "o primeiro mês" (Shemot 12:2).

Os nomes populares que usamos hoje em dia são de origem babilônica, adaptados pelos judeus em alguma época durante o Exílio na Babilônia, cerca de 400 antes da Era Comum.

Ironicamente, alguns destes são nomes de ídolos da Babilônia. Por exemplo, o mês de Tamuz (o quarto mês) é o nome de um ídolo que parecia (através de ilusão de ótica) como se estivesse chorando. Isso foi conseguido colocando-se chumbo mole no interior de seus olhos, e acendendo-se um pequeno fogo lá dentro, que derretia o chumbo. Isso explica a referência em Yechezkel 8:14: "Havia mulheres sentadas, fazendo o Tamuz chorar."

Há outras opiniões talmúdicas sobre o nome deste mês. Maimônides afirma que Tamuz foi um falso profeta que morreu no primeiro dia do mês. Como muitos pagãos comemoram o dia de sua morte, o mês inteiro tornou-se conhecido por aquele nome.

Rashi diz que o nome Tamuz é uma palavra aramaica que quer dizer "calor", pois este é um mês quente de verão (no Hemisfério norte) - veja Daniel 3:19.

Outro ponto interessante: Tamuz-17 era o nome do reator nuclear iraquiano destruído por Israel em 1981. Foi denominado assim porque 17 de Tamuz é o dia em que as muralhas de Jerusalém foram rompidas por Nabucodonosor (Nevuchadnetsar) antes da destruição do Primeiro Templo, e Sadam Hussein é famoso por gabar-se de ser o herdeiro da dinastia destronada de Nabucodonosor.

De qualquer forma, o nome Tamuz não significa exclusivamente um ídolo, portanto isto não nos impede a usar este nome.

 
     
 

 

top