Meditação  
     
  Os judeus meditam?
índice
     
  Qual é a maneira judaica de meditar?  
     
 

RESPOSTA:

Os judeus meditam. Porém não há uma maneira judaica de meditar. Existem vários métodos de meditação judaica. Vão desde simples meditação, como substituir pensamentos mundanos por reflexão mais elevada, até as meditações mais sofisticadas onde a pessoa atinge um estado mais elevado de consciência e percepção.

O alcance da meditação judaica abrange meditação intelectual e meditação emocional, meditação com movimentos do corpo a meditação transcendental, e muitas mais.

A palavra "meditação" faz lembrar a associação tradicional e óbvia que a sociedade tem acumulado, como a posição de lótus, os mantras e coisas deste tipo. Além dos métodos tradicionais de meditação, que encontram ressonância na meditação judaica, a idéia da meditação também prevalece dentro de muitas das práticas judaicas comuns a que chamamos mitsvot.

Em hebraico, a palavra mais comumente usada para conotar meditação é "Hitbodedut" - traduzida como isolamento, estar sozinho, ou buscando o interior. Devido à maneira que agimos, ficamos repletos dos ruídos do mundo, até o ponto em que dele extraímos nosso sentido da vida. Ficar só e em silêncio costuma ser assustador para a maioria das pessoas.

A meditação afasta a pessoa da dependência do externo, dirigindo seu foco para o íntimo. A meditação judaica propõe o foco no centro de toda a realidade, o Criador, e a forjar uma conexão entre o ser e D'us.

 
     
   
top