Matsá Shemurá  
   
índice
  O que é?
     
 

Gostaria de saber o que é matsá shemurá e qual a diferença dela para as demais matsot.

 
     
 

RESPOSTA:

A Torá nos relata que quando nossos ancestrais partiram do Egito há mais de 3.000 anos, saíram com tamanha pressa que a massa preparada para o pão não teve tempo de crescer: "Eles assaram a massa que levaram do Egito em matsot – pão ázimo – pois foram expulsos do Egito… e não tinham outras provisões com eles."
"
Num ato da mais absoluta fé, nossos antepassados marcharam para o deserto sem outros mantimentos, confiando que o Todo Poderoso forneceria o sustento para toda a nação. Desta forma, a cada Pêssach renovamos nossa fé em D’us retirando todo chamêts de nossa casa e comendo somente matsá e outros alimentos não levedados.

O nome bíblico para Pêssach é Chag Hamatsot – A Festa das Matsot – devido ao importante papel que as matsot desempenham durante o Sêder das primeiras duas noites da Festa, bem como nos dias subseqüentes.

Matsá Shemurá (literalmente "guardada") é feita de trigo que foi estritamente protegido de qualquer contato com a água, do momento da colheita até a hora de assar. O contato com a água poderia causar fermentação, desqualificando assim seu uso para Pêssach.

Nas matsot comuns, o trigo é protegido somente entre o tempo de moagem e assamento. As matsot shemurot são redondas e assadas inteiramente à mão, como têm sido nos últimos 3.000 anos. Tradicionalmente, quando as famílias se reúnem para as noites do Sêder, as três matsot utilizadas na travessa do Sêder são Matsot Shemurot.

 
   
top