Mashiach

 
   
índice
  Um conceito judaico
     
 

Qual a perspectiva judaica sobre Mashiach?

     
 

RESPOSTA:

Se você tem uma dúvida sobre metabolismo, não perguntaria a um carpinteiro – mas sim a um médico. Se possui uma questão sobre uma lei específica, procuraria se informar com um advogado; melhor ainda, poderia perguntar ao político que a propôs e a transformou em lei.

Assim é com "o Messias": a palavra "messias" vem do conceito judaico de Mashiach, ou "o ungido." Desta forma, o judaísmo tem primazia para lhe dizer o que realmente significa "o Messias".

Mashiach e a Era de Mashiach são pedras fundamentais do judaísmo. A filosofia judaica declara que o Divino Plano de D’us para a Criação será realizado com o advento da Era de Mashiach. Os Profetas estão repletos de referências e descrições do indivíduo que será Mashiach, e de como será o mundo após a mudança que ele introduzirá.

1 – Ele será um descendente do grande Rei David.

2 – Ele será um indivíduo excepcionalmente justo e preeminente erudito de Torá.

3 – Ele inspirará a todos a retornar sinceramente a D’us.

4 – Ele será um líder muito carismático e poderoso que liderará pelo exemplo.

5 – Ele terá aquilo que é conhecido como uma alma "coletiva" ou "geral." Esta alma mestre possibilitará a ele relacionar-se com pessoas de todos os níveis.

6 – Ele exigirá e conseguirá grandeza de toda a humanidade.

7 – Ele fará acontecer aquilo que é descrito como "a reunião dos Exílios" – o retorno de todos os judeus à Terra Santa, Israel.

8 – Ele reconstruirá o Templo Sagrado.

9 – Ele será um Ser Humano – não uma divindade.

A Era Messiânica é descrita nos Profetas como sendo um tempo de paz universal. Não haverá mais sofrimento humano, pois todas as doenças serão erradicadas, bem como a fome e outros problemas. O povo judeu retornará em massa à Terra Prometida, e reconstruirá o Terceiro e definitivo Templo Sagrado em Jerusalém. O propósito de todos estes eventos mágicos é permitir que a humanidade se concentre, sem distração, na completa espiritualidade. Por este motivo, o Profeta escreve a respeito da Era de Mashiach que "O mundo estará repleto do conhecimento de D’us como as águas cobrem o leito do oceano."

Se você acha que isso é muito cataclísmico para você enfrentar, pense novamente:
Mashiach vem como resultado de nossas boas ações coletivas. Isso significa eu e você.

Portanto, podemos realmente trazer Mashiach? Podemos concretizar a paz mundial? Com a Torá e mitsvot, D’us nos deu as ferramentas para fazer exatamente isso.

 
   
top