Mashiach   
   
  Quando ele chegará?
índice
     
 

Gostaria de saber mais sobre Mashiach. Ele será um ser humano mortal ou um anjo? Crêem que nossa geração verá sua chegada? O que acontecerá com as pessoas quando ele chegar?

     
 

RESPOSTA:

Diz o Talmud: "Seis milênios o mundo existirá e em um milênio será destruído." Não se trata de profecia apocalíptica, mas apenas uma descrição do que ocorrerá quando o mundo alcançar sua meta final.

Com base na conexão entre mundo e oculto, a Chassidut explica o conceito (em hebraico, mundo é "olam" que deriva de "helêm", ocultação), de que o mundo material oculta a Presença Divina. Este é o significado da afirmação talmúdica. Esta ocultação durará no máximo até o sétimo milênio, quando então D'us Se revelará e habitará conosco o mundo material.

Na verdade, este é o propósito do mundo, como diz o Midrash, pois D'us o criou para ter Sua morada neste mundo inferior. Normalmente, uma pessoa fora de seu lar esconde sua verdadeira personalidade e se comporta conforme as exigências sociais, trajando-se de modo a ser aceita por estranhos. Seu verdadeiro caráter só é conhecido dentro do lar. Somente neste ambiente se "revela". Da mesma forma que uma pessoa mora em sua casa, sem "fingimentos", D'us quer Se revelar no mundo material. Isto já ocorreu no momento da Criação, quando Adam, o primeiro homem vivia no Gan Êden, Paraíso; mas, como não se comportou devidamente, afastou a Presença Divina do mundo. No Mundo Vindouro, D'us estará ainda mais revelado, segundo o Midrash: "Os anjos perguntarão: 'Onde está Sua glória?' A resposta será: 'Está junto de Seu povo, Israel [lá no mundo material].'"

Muito antes desta era, D'us enviará Mashiach para preparar o mundo para este momento. Será um homem de carne e osso, descendente do rei David, grande estudioso e profundo conhecedor de Torá. Um homem de grande influência, cuja missão será aproximar todos os judeus para o estudo de Torá e cumprimento de mitsvot; e terá êxito. Construirá o Terceiro Templo sagrado em Jerusalém, trazendo a paz e reunirá todo o povo judeu na Terra Santa.

Em sua era, todos se ocuparão em se aprofundar no conhecimento de D'us, sem precisar dedicar tempo para assuntos materiais. Existirá grande fartura no mundo e, conseqüentemente, não haverá discordância, inveja, ódio ou competição. Desta forma, este mundo se elevará espiritualmente, preparando-se para o Mundo Vindouro. A princípio, não ocorrerá nenhum milagre durante a Era Messiânica. Somente depois, quando o mundo começar a se elevar, a Natureza também se transformará aos poucos, dando lugar aos vários milagres relatados no Talmud.

Nossos Sábios apontaram diversos sinais para a época que antecederá a vinda de Mashiach. A grande maioria já ocorreu em nossa geração, principalmente nos últimos anos. Tudo indica que este momento está bem próximo.

O estágio final e ideal do mundo é o "Mundo Vindouro", que deverá ser puro e santo, apto de se tornar novamente a moradia de D'us na terra. Antes desta fase, ocorrerá a ressurreição dos mortos, e todos os justos retornarão para vivenciar esta era.

O Rebe anunciou que a Era Messiânica era iminente. Assim, devemos nos aprontar para receber Mashiach; abrir os olhos e perceber as diferenças que surgem a nossa volta.

 
   
   
top