Mal  
     
  Criação Divina?
índice
     
  D'us criou o mal, por quê?
     
 

RESPOSTA:

Esta é uma das perguntas mais intrigantes de todos os tempos. Talvez seja por isso que a Bíblia inicia-se com a Criação - para ensinar-nos que D'us é a Fonte de tudo: "Eu formei a luz e criei as trevas; Eu crio a paz e crio o mal" (Yeshayáhu 45:7).

Quando ao "por quê," é um tanto difícil de entender. O bem é permanente e é o principal ingrediente na criação do mundo, ao passo que o mal é transitório (Bereshit).

A Cabalá ensina que Adão, o primeiro ser humano, era uma composição de todas as futuras almas da humanidade. Portanto, quando ele (todos nós) comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, o mal foi "mesclado" com a bondade inerente do mundo. Como nós, coletivamente, trouxemos o mal ao mundo, temos agora a responsabilidade de elevá-lo. No decorrer de nosso dia, temos oportunidades de corrigir os enganos que a humanidade cometeu em um estágio menos maduro de sua existência, escolhendo "fazer o bem e afastar-se do mal"(Tehilim). Ao escolher criteriosamente, iluminamos os recessos mais escuros do universo, e devolvemos uma centelha da Criação a seu estado original e puro. Por que D'us criou o mal? Para que pudéssemos rejeitá-lo.

Algumas pessoas nascem más?

Não, as pessoas não nascem más; nascem com potencial. Antes do nascimento, diz o Talmud, um anjo leva a pessoa perante D'us e pergunta o que ela será. D'us decreta muitas coisas, tais como os talentos, a riqueza e até mesmo o nome do cônjuge. Mas D'us nunca decreta se você irá ou não procurar um cônjuge. É uma mitsvá, e cabe a você fazer isso. D'us também não decreta se você usará seus dons para finalidades boas ou más.

Os pais, a criação e o ambiente, todos estes fatores influenciam aquilo que você será. Entretanto, D'us criou um mundo onde as pessoas decidem o que fazer. Podem usar seus atributos Divinamente concedidos para ajudar as pessoas, ou para feri-las.

Como sei se estou usando meus talentos para a coisa certa? Algumas pessoas pensam que aquilo que estou fazendo é errado.

Diferenciar o certo do errado não é tão fácil quanto diferenciar a direita da esquerda. Esta busca por respostas é uma razão pela qual o judaísmo coloca tanto valor no estudo de Torá. Seus textos morais e legais nos ensinam o que fazer e a melhor forma de utilizar nosso potencial.

A Torá, juntamente com seus comentários autorizados, não é apenas uma coleção de "Faça " e "Não Faça". O Zôhar, o texto autorizado do misticismo judaico, declara que D'us primeiro "olhou na Torá e depois criou o Universo." Como a Torá é o projeto da Criação, encerra toda a informação necessária para uma vida significativa. A palavra "Torá" vem do radical hora'a, significando direção ou instrução.

Você pode chamá-la de manual de instruções para a vida; está disponível em todos os idiomas, e não precisa ser montada.

Você disse que o mal é temporário, mas as pessoas ainda escolhem fazer coisas más, se assim o desejam. Será possível que o mal nunca terá um fim?

Os jornais de hoje respondem a isso melhor que qualquer rabino poderia fazê-lo. O mundo está testemunhando um evento fenomenal. Pessoas de todas as partes do mundo estão se reunindo para reconstruir, confortar e prevenir para que atos maléficos jamais aconteçam novamente. Os governos estão enviando pessoas, tecnologia e ajuda. Milhares estão se oferecendo para ajudar. Mesmo as empresas estão deixando de lado a competitividade para trabalharem juntas.

Nossa geração acaba de testemunhar como um indivíduo pode causar um impacto em todo o mundo, em questão de minutos. Este potencial é ainda maior no reino do bem. Todo ato bom afeta o mundo inteiro, enfraquecendo as forças do mal e fortalecendo as forças do bem.

A Torá ensina que nossas boas ações coletivas mudarão a natureza fundamental de toda a Criação. Quando isso acontecer, até mesmo os animais deixarão de atacar suas presas. "O lobo se deitará com o cordeiro." A bondade inerente que estava presente no início da Criação será tão óbvia e aparente que as pessoas, com naturalidade, "escolherão o bem sobre o mal."

Nas palavras dos Profetas: "Nação não levantará a espada contra nação, nem aprenderá mais a guerrear."

Como explica Maimônides: "A inveja e a competição deixarão de existir... não haverá mais doença, derramamento de sangue ou fome."

É possível que pessoas e países que certa vez foram adversários possam trabalhar juntos para o bem do mundo? Simplesmente abra o jornal da manhã.

     
 

 

top