Lei Judaica  
   
índice
  Minúcias são relevantes?
     
 

Por que a religião judaica parece tão obcecada com detalhes insignificantes? Quanta matsá temos de comer, qual colher usar para leite e qual para carne, qual é a maneira certa de amarrar meus sapatos? Para mim parece que isso deixa de lado o mais importante, concentrando-se em minúcias. É isso que os judeus chamam de espiritualidade? (Já lhe enviei esta questão há uma semana e não tive resposta. Será que finalmente você recebeu uma pergunta que não pode responder?!)

     
 

RESPOSTA:
Por Rabino Aron Moss
Jamais aleguei ter todas as respostas. Há tantas questões que estão além do meu alcance. Porém a verdade é que respondi à sua pergunta, e você obteve sua resposta. Assim que a recebi, enviei imediatamente um Reply. O fato de você não tê-la recebido é em si mesmo a resposta à sua pergunta.

Veja, enviei a sua resposta, mas escrevi seu endereço de e-mail sem colocar o "ponto" antes do "com". Achei que você receberia o e-mail assim mesmo, porque afinal, era apenas um pequeno ponto faltando. Ou seja, não é como se eu tivesse escrito o nome errado ou algo drástico assim! Qualquer pessoa seria tão minuciosa para diferenciar entre "yahoocom" e "yahoo.com"? Não é ridículo que você não tenha recebido o meu e-mail só por causa de um pontinho?

Não, não é ridículo. Porque o ponto não é apenas um ponto. Ele representa alguma coisa. Aquele ponto tem um significado muito além dos pixels na tela que o formam. Para mim parece insignificante, mas isso se deve simplesmente à minha ignorância dos caminhos da Internet. Tudo que sei é que com o ponto, a mensagem chega ao destino certo; sem ele, a mensagem se perde por aí.

As práticas judaicas têm uma profundidade infinita. Cada nuance e detalhe contém um mundo de simbolismo. E cada ponto conta. Quando são desempenhadas com precisão, uma vibração espiritual é enviada (como por e-mail) através do universo, até a caixa de entrada de mensagens de D'us.

Se você deseja entender o simbolismo do ponto, estude a Internet.

Se deseja entender o simbolismo do Judaísmo, estude-o.