Lech Lecha  
   
índice
  Qual o sentido?
     
 

Porque na parshat de Lech Lechá D’us manda Abrão sair da sua terra e depois da casa de seus pais? Não seria mais lógico primeiro sair de seu lar, da cidade e depois do país? É uma metáfora?

 
     
 

RESPOSTA:

Em Bereshit, nesta Parshat, a Torá usa estas palavras:

"E disse o Eterno a Abrão: "Anda de tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que te mostrarei e farei de ti uma grande nação..."

Sabemos que a Torá não é um livro para ser lido e entendido na forma literal como se apresenta. Por este motivo para cada passuk, versículo, há interpretações profundas. No caso acima, D'us manda Abrão deixar suas características natas e "partir", ir além da sua natureza.

D'us inclusive, ao contrário da "diáspora", manda Avraham sair de Hanan e ir para "a terra que te mostrarei" - Eretz Israel; abandonando assim uma terra de idolatria e imoralidade e ascender a uma terra santificada onde nascerá uma grande e numerosa nação. Além do mais, pela simples lógica, quando alguém vai fazer uma mudança é natural que seus passos sigam a seguinte sequência: deixa a sua casa, a sua cidade e depois o seu país. O versículo fala justamente o contrário: "anda de tua terra (país) tua parentela (cidade) e da casa de teu pai (seu lar). Por que? Porque a "saída" de Avraham, a qual D'us se refere, é uma questão de "geografia espiritual" e não física.

O judeu não pode acomodar-se em sua natureza, na sua vidinha sem ir atrás, batalhar para lapidar a si e ao seu próximo e atingir, através deste mundo físico, um nível de refinamento e de elevação espiritual. Todo judeu almeja a Gueula, Redenção, com a chegada de Mashiach, e quando todos se reunirão novamente em Israel, "a terra que te mostrarei". Continuamos dispersos por vontade de D'us, Ele próprio nos indicou e nos conduziu à Terra Prometida. Da mesma forma nos reconduzirá a ela, quando achar o momento propício. Esperamos que seja em breve.

 
   
top