Karpás  
   
índice
  Significado
     
 

Gostaria que me explicassem sobre o "Karpás": qual seu significado e o que simboliza?

 
 
 

RESPOSTA:

O Karpás original é uma verdura que leva este nome e é usada durante o Sêder de Pêssach. O Karpás é mergulhado em água e sal, que lembra as lágrimas que nossos antepassados derramaram ao serem escravos no Egito.

O motivo mais simples para este costume é despertar a atenção das crianças, e faze-las perguntar a razão pela qual estamos fazendo isto esta noite, e não em todas as outras noites.

Outra explicação, é que antigamente quem comia muito Maror (a erva amarga que é comida mais tarde no Sêder), ficava com dores no estômago, e a cura para isto era comer Karpás. No Sêder, comemos o Karpás antes do maror, para demonstrar que D'us preparou a cura antes da doença. Antes mesmo de nossos antepassados terem descido ao Egito e serem escravizados, a salvação já estava pronta nas mãos de D'us.

Se mudarmos a ordem das letras da palavra Karpás em hebraico, teremos as palavras Sin (sessenta) Parech (escravidão) — para relembrar as seiscentas mil (60 x 10.000) pessoas de nosso povo que foram escravizadas no Egito.

   
top