Kadish  
     
  Quem recita?
índice
     
  Que tipos existem de cadish e quem deve pronunciá-lo? 
     
 

RESPOSTA:

Cadish é uma prece especial recitada em memória de entes queridos falecidos como uma maneira de demonstrarmos eterno amor por nossos pais e pela qual, eles demonstram seu amor pelos pais deles, e necessário para elevar suas almas. Por este motivo, a pessoa que perde um de seus pais não deverá perder sequer um só Cadish em memória e amor eterno a ele.

É costume que após o falecimento do pai ou da mãe, nos primeiros onze meses, o filho recite o Cadish na sinagoga na presença de um minyán, quorum mínimo de dez homens judeus adultos (idade de bar-mitsvá para cima), durante as três orações diárias.

Quatro tipos

Existem quatro tipos de Cadish recitados diariamente durante as preces na sinagoga com a presença de um minyán:

Chatsi Cadish - Recita-se de yitgadal até "daamiran bealmá veimru amen".

Cadish Yatom (Yehê Shelamá Rabá) - É recitado pelos enlutados, todos juntos. Falam o Chatsi Cadish acrescido dos parágrafos "Yehê Shelamá Rabá" e "Ossê Shalom".

Cadish Derabanan (Al Yisrael)- É rpronunciado pelos enlutados, todos juntos. Recita-se o Chatsi Cadish acrescido dos parágrafos "Al Yisrael", "Yehê Shelamá Rabá" e "Ossê Shalom".

Cadish Titcabal ou Shalom - É recitado somente pelo chazan que fala o Chatsi Cadish acrescido dos parágrafos "Titcabal Tselotana", "Yehê Shelamá Rabá" e "Ossê Shalom".

Ao pronunciar o Cadish, deve-se estar de pé e os pés deverão permanecer juntos.

Quem recita

Caso o falecido não tenha filhos que possam recitar o Cadish, a família deverá pedir para que alguém o faça e neste caso, será preferível pagar a pessoa que estiver recitando o Cadish.

Não somente pelos pais se recita o Cadish, mas também pelos outros parentes pelos quais o luto precisa ser cumprido.

Pelo grau de parentesco a ordem para recitar o Cadish é a seguinte:

Filhos falam pelos pais, caso não haja filhos, os netos deverão recitar o Cadish. Se não houver netos, o pai dirá o Cadish, caso nenhum seja possível, seu irmão ou parente mais próximo deverá recita-lo.

O genro poderá recitar o Cadish por seu sogro (a) na ausência do filho.

 
     
   
top