Justos  
   
  Porque passam por mortes trágicas
índice
     
 

Gostaria muito de saber por que grandes tsadikim (justos), morreram tão tragicamente já que eram tão merecedores?

     
 

RESPOSTA:

Vamos responder sua dúvida através de um fato interessante na Torá.

Entre cada Parashá (Porção da Torá) existem certos espaços. Nossos Sábios explicam, que quando Moshê (Moisés) estava estudando a Torá no céu durante quarenta dias e noites, tinha certos "horários de recreio". Os espaços na Torá representam estas pausas. O que Moshê fazia neste tempo? D'us mostrava a Moshê certas cenas ao longo da história, em que ocorriam fatos aparentemente injustos com pessoas que aparentemente não o mereciam. A princípio, Moshê estava indignado; onde estava a Justiça Divina? Em seguida, D'us mostrou a Moshê trechos que precediam ou se seguiam aos trechos que vira anteriormente. Então, os trechos se encaixavam como quebra-cabeças, e a cena completa era vista. Na realidade, diante da visão completa, todos os acontecimentos injustos possuiam uma causa ou uma consequência, que os tornavam perfeitamente justos.

Se alguém entra no cinema no meio do filme e assiste apenas a uma cena, certamente não entenderá porque ela aconteceu, e nem qual será o final da história. Similarmente, este mundo é apenas um trecho de uma grande jornada. A maioria das almas possuem um histórico anterior, e continuarão seguindo depois desta vida. Nosso campo de visão é limitado e não conseguimos enxergar além do que nossos olhos podem ver. Porém, devemos acreditar plenamente que todas as peças se encaixam e completam um grande quebra-cabeça, onde podemos ver a imagem do bem.

Mesmo estando cientes disto, não devemos desprezar e deixar de sofrer com o próximo quando coisas negativas acontecem. Afinal, estamos neste mundo, onde sentimos o sofrimento, mesmo sabendo que ele é para o bem. Nossos Sábios enfatizam a importância da compaixão, e dizem que quando uma pessoa sente dor pela desgraça de um justo, isto faz com que seus pecados sejam perdoados.

No caso específico dos dez Sábios que foram tragicamente mortos pelos romanos, nos foi possível (através das explicações de nossos Sábios) dar uma espiada no Plano Divino. O Imperador Romano tinha um argumento: quando alguém sequestra e vende seu irmão como escravo, merece a pena capital e deve ser morto. Os dez irmãos de Yossef (José) o venderam como escravo, porém, não foram punidos. Sendo assim, o imperador queria "acertar as contas", e fazer com que esses dez Sábios pagassem pela venda de Yossef. Mais tarde, o Sábio Yishmael confirmou que nos céus esta tragédia foi realmente considerada como o perdão para o ato dos dez irmãos. Cada Sábio servia como perdão para uma tribo. Certamente, estavam felizes por ter este mérito. Imaginemos como estaríamos felizes se com um ato nosso estaríamos salvando uma cidade; quanto mais uma tribo de Israel!

 
   
   
top