Judaísmo  
   
índice
  Conceitos
     
 

Como dá para definir judaísmo? E como podemos adaptá-lo para os dias de hoje?

 
     
 

RESPOSTA:

Para responder a sua pergunta, primeiro é preciso saber que D'us e judaísmo não foram inventados, mas sim revelados para nós. Portanto quando queremos saber como serví-lO ou o que tem valor para o Criador, é importante saber o que Ele nos revelou, ao invés do que é mais conveniente para nós.

Após contemplar e refletir um pouco sobre esta idéia, você pode chegar a várias conclusões entre elas a de que judaísmo não é uma religião que foi desenvolvida pelo ser humano, mas sim foi baseada e revelada através do testemunho de nossos antepassados.
Podemos transmitir o judaísmo em sua forma genuína como nos foi transmitido, mas jamais para apenas facilitar as coisas, tornando-as mais cômodas e atraentes só porque a moda dita isto hoje (ditará outra coisa amanhã). O laranja nesta estação pode ser a cor sensação do momento, na próxima, pode significar um mal gosto total e apontar que determinada pessoa está totalmente por fora. No judaísmo, todo judeu está sempre "por dentro", pois possui uma neshamá, que é uma centelha da alma Divina e que impulsiona e move seu espírito rumo a coisas significativas e eternas na vida: valores e ações ditados não pela moda, mas pela Torá.

Também é importante saber, baseado no que foi mencionado, que judaísmo não é como a sociedade moderna onde a gente observa que cada geração considera-se mais avançada e com os pés mais no chão, do que aquela que a antecedeu, através das descobertas e avanços na ciência que trouxeram uma nova dimensão, etc.

Baseados nisto, abandonaríamos nossos conceitos antigos?

Ao contrário, devemos nos inspirar em nossos antepassados, que estiveram presentes na Revelação Divina, pois eles estavam muito mais próximos da fonte do que hoje, nós nos encontramos. Os grupos que buscam a modernização do judaísmo através de inovações para atrair o intelecto do homem moderno, modificam o que nos foi revelado através de D'us. Aliás, o que garantiu a sobrevivência de nosso povo até hoje foi justamente a preservação e transmissão dos valores autênticos que gerações souberam valorizar mantendo a chama sempre viva. É importante estar ciente disto antes de fazer uma escolha, por mais atraente que ela possa parecer.

A chuva ao cair pode causar diferentes efeitos, dependendo do "campo" onde cai: para alguns, remove o "make up", a maquiagem usada para tornar-se mais atraente; para outros, os "semeadores", rega seus frutos que florescerão ainda melhores amanhã.
Que possamos discernir entre o bem e o mal, o fugaz e o relevante, o passageiro e o eterno. Certamente nossas escolhas serão mais fáceis e nos conduzirão a uma vida repleta de bênçãos e de alegrias judaicas verdadeiras.

 
   
top