Israel  
    índice
  Vítimas Civis em Gaza
     
 

Por que Israel está bombardeando Gaza quando civis inocentes estão sendo mortos?

     
 

RESPOSTA:

Israel retirou-se completamente da Faixa de Gaza em 2005, desalojando milhares de seus próprios cidadãos para manter as fronteiras de Gaza internacionalmente reconhecidas. Os palestinos não têm mais alegações territoriais contra Israel em Gaza. Porém em vez de trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, o Hamas se concentrou em melhorar o alcance e a precisão dos mísseis e morteiros Kassam e em aumentar o número de armas. Os foguetes palestinos, portanto, somente podem ser vistos como agressão sem base moral contra Israel.

Os palestinos atiraram mais de 6.000 foguetes e morteiros contra Israel desde a retirada israelense – todos sem provocação. O ataque de foguetes continuou até durante os seis meses de “calmaria” na Faixa de Gaza que terminou na última sexta-feira. Desde então, o Hamas aumentou significativamente o ataque com foguetes, lançando 170 foguetes em oito dias, uma média de mais de 20 foguetes por dia.

Nenhum país neste mundo permitiria esse tipo de ataque contra seus cidadãos. Como declarou o presidente eleito Barack Obama durante sua visita à cidade de Sderot, atacada cinco meses atrás: “Se alguém estivesse enviando foguetes contra minha casa onde minhas duas filhas dormem à noite, eu faria tudo para deter issso, e esperaria que Israel fizesse o mesmo.”

Israel nunca ataca civis. A morte de civis inocentes é lamentável sob quaisquer circunstâncias e todo esforço é feito no sentido de evitar vítimas civis. Este imperativo deve ser equilibrado com a necessidade de proteger os civis israelenses, que sofrem com os contínuos ataques de Gaza. Porém quando os palestinos atiram foguetes Kassam indiscriminadamente contra território israelense, Israel lança ataques dirigidos à infraestrutura do Hamas. Antes de lançar qualquer ataque em grande escala, Israel passou muitos meses identificando as fortalezas do Hamas e instalações de treinamento. A Força Aérea Israelense também conseguiu atingir alvos “secretos” como lançadores subterrâneos de mísseis e armadilhas – um testemunho do grande esforço de Israel para assegurar que os ataques aéreos enfraqueçam o Hamas sem ferir palestinos inocentes.

Israel não deseja uma crise humanitária, e o Hamas é a causa de sofrimento e desgosto da população local.

Infelizmente, o Hamas jamais demonstrou o mesmo nível de preocupação pelos civis israelenses ou palestinos. Por um lado, o Hamas tem atirado milhares de mísseis contra o território israelense, matando e ferindo centenas de pessoas.

Por outro lado, em vez de buscar o bem-estar dos palestinos sob seu controle em Gaza, o Hamas tem explorado sua população civil – e a relutância de Israel em provocar vítimas civis – colocando não-combatentes nas áreas circunvizinhas passíveis de serem atingidas por Israel. O Hamas coloca mulheres e crianças nos tetos dos edifícios que abrigam atividade terrorista numa tentativa de impedir ataques aéreos; envia civis à linha de fogo; trabalha a partir de escolas e mesquitas; lança foguetes a partir de movimentados centros populares; e envia mães palestinas para assassinar crianças israelenses em ataques suicidas.

Além disso, muitos dos túneis ocultos do Hamas estão sob as casas de civis palestinos.Este uso cínico de escudos humanos é ilegal sob a lei internacional e é a causa de muitas mortes desnecessárias de palestinos. Portanto, a responsabilidade pelas vítimas civis palestinas recai sobre o Hamas, não sobre Israel.

 
    top