Israel  
    índice
  Lar Judaico
     
 

Por que a Terra de Israel é considerada a “Pátria Judaica”?

     
 

RESPOSTA:
Por Rabino Naftali Silberberg
Israel, nossa eterna pátria, está no coração de todo judeu desde nossa formação como nação. Como Rabi Yehuda Halevi, famoso poeta espanhol do século 12 escreveu com tanta eloquência, “Meu coração está no oriente, e eu totalmente no ocidente… Como posso encontrar sabor na comida?” Três vezes ao dia, ficamos de frente para Jerusalém e rezamos pelo dia em que D’us reunirá toda a nossa nação na Terra Santa.

A Terra de Israel foi dada a Avraham no “Pacto Entre as Partes” (descrito em Bereshit, cap. 15). No entanto, a Terra não foi transmitida a todos os descendentes de Avraham; em vez disso, D’us disse a Avraham: “pois [somente] Yitschac será chamado de tua semente” (Bereshit 21:12). Dos filhos de Yitschac, somente Yaacov herdou a Terra, como disse Yitschac a a Yaacov: “Que D’us dê a você a bênção de Avraham, a você e à sua semente com você, para que possam herdar a terra de sua permanência, que D’us deu a Avraham.”

Israel é o lar dos judeus mesmo quando eles não estão morando ali. No pacto acima mencionado, D’us diz a Avraham que seus descendentes serão estrangeiros numa “terra que não é a deles [Egito]”. Isso significa que, não importa onde os judeus estejam exilados, a terra que os recebe “não é deles”. Somente Israel é nossa terra.

De fato, quando os judeus entraram em Israel, tiveram permissão de usar todas as árvores da terra – até aquelas que eram endeusadas pelos canaanitas. Normalmente, qualquer coisa que seja adorada como um deus deve ser destruída. Porém nossos Sábios explicam que “uma pessoa não pode proibir a posse de outra,” e essas árvores jamais pertenceram aos canaanitas – sempre foram propriedade dos judeus!

[Há uma proibição bíblica contra vender qualquer parte de Israel – uma casa, campo, etc. – a um não-judeu, por ter sido declarada herança de D’us ao povo de Israel.]

As fronteiras da Terra de Israel são delineadas em Bamidbar, cap. 34. No entanto, qualquer terra que for conquistada por um rei ou profeta judeu, com o consentimento da maioria dos judeus, também é considerada parte de Israel.

Quando Mashiach vier, três novas terras serão acrescentadas às sete existentes: Kaini, Knizi e Kadmoni (as terras de Amon, Moab e Edom).

 
    top