Israel  
   
índice
  Como explicar as ações de Israel em Gaza?
     
 

Sou o único judeu em meu trabalho, portanto o único a ter que encarar diariamente uma porção de perguntas sobre a ação de Israel em Gaza. Não sei quem me apontou como porta-voz de Israel e não estou preparado para fornecer as respostas. Poderia me ajudar?

     
 

RESPOSTA:
Por Aron Moss – Sydney, Australia
Em épocas como esta, cada um de nós torna-se um embaixador de Israel. Mesmo que você não concorde com tudo que Israel faz, qualquer pessoa decente deve frisar o direito de Israel de agir em auto-defesa.
Podemos deixar as questões militares e políticas para os especialistas, mas devemos estar todos bem esclarecidos sobre questões morais levantadas nesta Guerra. Vejamos algumas das questões mais comuns que são feitas neste conflito;

Pergunta:

Como Israel pode justificar a matança de civis se o alvo é atingir o Hamas?

Resposta:

A morte de inocentes é uma tragédia inevitável em uma Guerra. Nossos corações lamentam todos inocentes mortos em meio a esta batalha. O fato mais triste e lamentável é que o povo palestino está sendo feito refém pelo Hamas. Da mesma forma que está claro que qualquer dano e agressão que for infringido ao soldado Gilad Shalit o Hamas será o único responsável por isto, também são culpados pela morte de palestinos inocentes por trás dos quais tentam se esconder. Membros de uma nação que está sendo feita refém ao ser usada por terroristas como escudo humano é vítima dos terroristas, e não do exército israelense, que não busca como alvo pessoas inocentes.

Pergunta:

Isral não estaria dando uma resposta desproporcional?

Resposta:

Se Israel estivessse buscando uma revanche, então talvez a questão “desproporcional” se aplicasse neste caso. Mas Israel está promovendo uma guerra defensiva. Em uma guerra, você não mede a resposta ao inimigo pelo que fizeram a você no passado, mas pelo o que é necessário fazer para que parem de atacá-lo. Israel precisa destruir o arsenal que fornece capacidade ao Hamas de continuar atacando, jogando seus foguetes constantemente sobre cidades israelenses, contra alvos civis. A ofensiva de Israel é uma resposta proporcional hoje e no futuro a todos que a atacarem.

Pergunta:

Israel não entende que estará apenas incitando a criação de mais terroristas? O ódio e fúria a Israel como resultado do bombardeio sobre Gaza somente fará com que mais pessoas desejem associar-se ao Hamas.

Resposta:
Sentimentos de frustração, ódio, medo e fúria não fazem de você um terrorista. Uma cultura de morte e uma educação de ódio sim, o tornarão um. Israel não precisa fazer nada para criar mais terroristas; os extremistas islâmicos já o fazem.- mas Israel precisa agir a fim de destruir aqueles que ameaçam seu povo.

Pergunta:

O Hamas possui um braço militar, mas também pratica boas ações; promovem programas sociais, projetos educativos e trabalho humanitário em Gaza. Destruindo o Hamas, Israel também destruirá o bem que ele faz. Não estaremos demonizando um grupo que não é de todo mal?

Resposta: Um assassino em série que por acaso também é um voluntário em um hospital local, doa dinheiro a um orfanato, e cuida de sua avó doente, por acaso ele continua sendo um assassino em série, e ele e a ameaça que representa devem ser combatidos. O perigo que ele representa é muito superior a qualquer “bem” que possa praticar.

Pergunta:
Ao usar de violência como Israel pode ser melhor que seus inimigos terroristas?

Resposta: Isto é tão ridículo quanto dizer que uma mulher que luta contra seu atacante não é melhor que seu atacante. Israel não tocaria no Hamas se o Hamas parasse de atirar seus foguetes e de enviar homens bombas a Israel. Israel deseja viver em paz com seus vizinhos; enquanto o Hamas e seus aliados desejam destruir Israel, não importa o que Israel faça.

Há um mundo de diferenças entre os terroristas do Hamas e os soldados de Israel. Os terroristas do Hamas procuram a violência como meio de vida; seu objetivo é disseminar a guerra e morte. Para os soldados de Israel, a guerra é necessária e um dever moral, quando cidadãos israelenses estão sendo atacados e vidas inocentes estão sendo ameaçadas. O Hamas deseja maximizar as perdas civis; o soldado israelense faz tudo que estiver ao seu alcance para minimizá-las.

Os terroristas do Hamas temem tempos de paz, pois com ela perderão o sentido de sua própria existência. O soldado isralense sonha com uma época em que reinará a paz. Quando a IDF se encherá de júbilo, assim como “uma nação não levantará a espada contra outra nação, e não aprenderão mais a travar guerras.”

 
   
top