Inseminação artificial   
     
  É permitida?
índice
     
 

Qual é a posição do judaísmo sobre inseminação artificial? É permitida a fertilização in vitro, em caso de todos os outros recursos falharem?

     
 

RESPOSTA:

O grande avanço tecnológico ocorrido na medicina e, em particular, no campo da inseminação artificial e da fecundação in vitro por si só não contradiz os princípios básicos judaicos. Nossos sábios aprendem do versículo "e irá curá-lo" que o médico deve lançar mão de todos os recursos para exercer sua função.

O paciente também tem o dever de cuidar de sua saúde, como ordena a Torá: "Cuidareis muito de vossa alma". Principalmente no caso em questão, em que o fato de um casal não poder ter filhos poderá afetar a harmonia do lar e impedir o homem de cumprir o primeiro mandamento da Torá, o de frutificar e se multiplicar.

Por outro lado, há várias limitações que a Halachá (Lei Judaica) impõe a um casal quando, esgotados os recursos naturais, opta pela inseminação artificial ou fecundação in vitro.

Abaixo algumas das principais idéias (há rabinos que a proíbem por completo):

  1. Sempre deve se aconselhar com um rabino competente, conhecedor das leis judaicas para saber como proceder.
  2. Um casal só pode realizar este tipo de fecundação se já estiver casado há dez anos e não tiver filhos da maneira normal ou, em último caso, quando os médicos concluírem que não há nenhuma outra forma de fecundação natural.
  3. O judaísmo proíbe totalmente o onanismo. O sêmen deve ser recolhido após o ato sexual entre os cônjuges.
  4. Só é permitido o uso de sêmen puro do marido e de nenhum outro doador, mesmo que seja para enriquecer o sêmen original.
  5. A fecundação in vitro só pode ser realizada quando a própria inseminação artificial não der resultado (por exemplo, a mulher tem uma obstrução nos ovários). Neste caso, só pode ser usado o óvulo da esposa, sendo proibido o uso de uma doadora ou mãe de aluguel. Neste caso deve ser utilizado sêmen puro do marido.

Há outras leis relacionadas com o feto desta fecundação e um rabino competente deve ser sempre consultado.

 
     
 

 

top