Identidade judaica  
     
  Assumindo seu papel
índice
     
 

Tenho dificuldades para assumir que sou judia. Considero-me judia de coração, pois infelizmente não tenho a oportunidade de estudar Torá, nem de frequentar uma sinagoga, pois onde moro não há nenhuma. Quando me perguntam digo que sou judia, mas não insisto no assunto temendo perguntas sem respostas objetivas e corretas. Como posso defender minha religião que tanto aprecio se não a conheço tanto quanto deveria?

     
 

RESPOSTA:

Em primeiro lugar, suas dúvidas não são exclusivamente suas. Saiba que no mundo inteiro muitos judeus compartilham delas.

O que na verdade ocorre é simplesmente falta de informação. E quando você se depara com pessoas aparentemente mais "preparadas" na crença a qual seguem ou acreditam, colocam em dúvida todo seu judaísmo (já que você não possui uma bagagem sólida) lhe deixando vulnerável e fragilizada e ainda lhe deixando com mais dúvidas.

Hoje a informação e formação está na ponta de nossos dedos, basta ir no endereço certo, ter indicações de leituras corretas, obter respostas a questões que podem ser formuladas a um rabino, mesmo através da Internet, e absorver o que há de mais genuíno e perfeito: a sabedoria da Torá. Acredite que há respostas para (quase) todas suas perguntas e suas dúvidas merecem ser esclarecidas. E devem!

Você fala que onde você mora não há sinagoga, você não é praticante, etc. Mas você chegou até nós (em nosso site há muito conteúdo e links que levam a outros sites com mais artigos e assuntos judaicos que devem ser de seu interesse). Inscreva-se para receber revistas judaicas em sua casa, tente viajar para locais próximos de onde você se encontra para poder passar Shabat e conviver com uma comunidade maior, planeje uma viagem a Israel reservando uma quantia, "poupança para viagem", mesmo que leve algum tempo (vale a pena!), e outros recursos que lhe conduzam a ter um maior contato com judeus e mais judaísmo.

Não se acomode. Pesquise, se aprofunde e experimente!

Nunca é tarde e o tempo é precioso. Que tal começar já?!

 
     
 

 

top