Homem Perfeito  
   
índice
  Problemas financeiros
     
 

Sei que essa pergunta soa um tanto ridícula, mas como posso saber que encontrei o “homem certo”? Sempre tive esse sonho, de que um dia encontrarei o homem perfeito, que olharemos um para o outro e saberemos que somos almas gêmeas. E estou com medo que, enquanto espero pelo Sr. perfeito, posso estar perdendo o Sr. Quase Perfeito. Como saberei quando realmente tiver encontrado a pessoa certa para mim?

     
 

RESPOST
Por Sara Esther Crispe:

A vida seria tão fácil se quando encontrássemos a pessoa certa, uma luz de neon começasse a piscar “Sua Alma Gêmea!” Se pelo menos pudéssemos saber instantaneamente. Para algumas pessoas, isso realmente acontece dessa maneira, o que torna ainda mais difícil para aquelas que não passam por isso.

Pegue algumas daquelas noções românticas como amor à primeira vista, e você encontrará na vida real exemplos de pessoas que se conheceram e simplesmente souberam. Quero dizer, consulte na Torá, em Parashá Bereshit e perceberá que quando Rivca viu Yitschac pela primeira vez , ficou tão abalada que “caiu do camelo”! E mesmo assim, você pode encontrar o verdadeiro amor, mesmo que não esteja ali à primeira vista (ou segunda, terceira ou quarta vista, na verdade.)

Somos seres complexos. Tentar entender a nós mesmos e como funcionamos pode levar uma vida inteira. Tente então entender outra pessoa e como vocês dois se conectam, e obviamente há muita coisa para resolver. O Talmud declara que é tão difícil para D’us formar um casal como foi difícil para Ele dividir o mar (kashen le’zulatan k’kriat yam suf). Portanto você pode se sentir um pouco melhor sobre o fato de ter dificuldades para saber quem é a sua alma gêmea.

Você menciona porém que está esperando pelo Homem Perfeito. No caso de você ainda não ter percebido, ele não existe. Não existe isso de Homem Perfeito, Ninguém é perfeito, incluindo você. No entanto, embora ele não exista, existe o Homem Perfeito Para Você. E isso é o que você precisa procurar.

Primeiro abandone seu desejo de perfeição, e deixe de lado suas noções românticas idealizadas de que se ele é perfeito para você, na mesma hora você saberá. Sem essas pressões sobre a sua cabeça, você pode começar a pensar sobre o ser humano de verdade que você quer encontrar.

Porém há algo mais que você precisa saber. É que embora exista um Homem Perfeito Para Você, isso não significa que ele é tudo aquilo que você sempre desejou. Isso faria dele novamente o Homem Perfeito, que acabei de dizer que não existe. Ser “perfeito para você” significa que ele é aquele que ajudará você a se tornar uma pessoa melhor, é aquele que trabalhando juntos, os dois conseguirão realizar algo de bom neste mundo. Isso não significa que será fácil. Às vezes são justamente os relacionamentos com maiores desafios que são os mais fortes. Então, como você saberá quando o conhecer?

Embora eu saiba que você deseja uma equação realmente simples, não é bem assim. Porém algo que realmente poderá ajudá-la antes de encontrá-lo, é saber o que você está procurando. Quanto melhor você se conhecer – o que é importante para você e aquilo que você precisa – mais você saberá quando encontrar a pessoa certa.

E você precisará também saber distinguir entre aquilo que precisa e aquilo que deseja. Não há nada de errado em desejar, mas assegure-se de que seus desejos sejam menores que as necessidades em sua lista. E quando você pensar sobre aquilo que é mais importante, deve priorizar e saber quais qualidades e atributos você não abre mão, e quais são aqueles abertos à discussão.

Você é a única que sabe o que é mais importante para você e as qualidades que considera essenciais num marido. E quando você pensar sobre essas qualidades, pense nas qualidades que não desaparecem com o tempo e naquelas que serão necessárias quando as coisas na vida não estiverem muito fáceis.

Talvez você deseje alguém forte e com boa aparência, com um emprego estável, mas essas são coisas que podem mudar instantaneamente. Perdemos nossa aparência com o passar do tempo, e podemos perder o emprego sem aviso prévio. Porém uma pessoa que é compassiva, responsável, carinhosa, dedicada, etc., é a pessoa que conseguirá se adaptar a tudo aquilo que ocorrer na vida.

Se você deseja realmente casar e encontrar alguém com quem possa passar a vida, precisa gastar algum tempo entendendo que tipo de vida deseja levar e o tipo de pessoa que pode ajudá-la a conseguir isto. Reconhecer as próprias falhas também deixará você mais compreensiva e aberta para poder aceitar as falhas de outrem.

 
   
top