Nome hebraico  
     
  O quê e por quê
índice
     
  O que é um nome hebraico? E como posso conseguir um nome hebraico?
     
 

RESPOSTA:

Um nome hebraico é o sinal de sua chamada espiritual, um título que reflete seus traços de caráter particulares e os dons dados por D'us.

Seu nome hebraico funciona como um conduíte, canalizando energia espiritual de D'us até sua alma e seu corpo. Por esta razão, pessoas seriamente enfermas às vezes recebem um nome hebraico adicional, que serve como uma operação espiritual de marca-passo, canalizando uma nova espiritualidade em seu nome já existente, e em seu corpo. Com o influxo de espiritualidade, o corpo recebe um renovado vigor para que possa curar-se.

Porém, em um nível mais profundo, o nome hebraico é supérfluo. A essência da alma não tem nome, e o nome é importante apenas para a diferenciação entre pessoas aqui na terra, e entre almas nos planos espirituais, comumente chamados de Céus.

Como posso conseguir um nome hebraico?

1 - A escolha não é sua

Geralmente, seu nome hebraico lhe é dado ao nascer ou logo após, escolhido por seus pais, que escolhem-no para homenagear um ente querido que se foi, geralmente um antepassado. Ou então, se eles não desejam homenagear alguém, você recebe um nome hebraico que seja do gosto deles. Seja como for, os meninos judeus recebem um nome por ocasião do Berit Milá (circuncisão), e meninas quando da leitura da Torá logo após seu nascimento, portanto você não pode realmente escolher seu próprio nome, a menos que não recebesse um até a idade adulta.

O costume judaico de dar aos filhos o nome de um ente falecido é bem difundido. Isso baseia-se na idéia da Torá de que os nomes dos que se foram não devem apagar-se de Israel. Graças a esse costume, os nomes judaicos são perpetuados de geração em geração.

É muito comum, também, que pais chamem seus filhos em nome de um Sábio da geração, cuja vida foi dedicada a Torá; e as filhas em nome de mulheres virtuosas, que serviram de exemplo para o público. Desta forma, expressam votos de que seus filhos sigam o caminho destas pessoas especiais.

Quando pessoas nomeam seus filhos com nome de pais falecidos, estão também cumprindo a mitsvá de respeitar seus pais. Está mitsvá não se limita apenas durante a vida do pai e da mãe, ela continua vigente mesmo após sua morte. É uma grande satisfação para a alma quando seus descendentes carregam seu nome. Especialmente quando estes trilham o caminho do judaísmo e da tradição de seus antepassados.

Na hora de escolher um nome para seus filhos, os pais tem uma inspiração Divina. Em outras palavras, este é o nome que D'us quis que fosse dado a pessoa, independente dos motivos que os pais tinham para escolher este nome.

2 - Por sua escolha

Se você não recebeu um nome hebraico até a idade adulta, você pode escolher qualquer nome hebraico que lhe agrade. Geralmente, porém, ele será algo foneticamente similar a seu próprio nome: caso seja Roberto, provavelmente passará a ser Reuven ou algo que comece com a letra R.

3 - Opções da conversão

Uma terceira alternativa é quando um não-judeu converte-se ao Judaísmo. O convertido pode escolher qualquer nome hebraico, mas, como o adulto acima mencionado, será algo foneticamente semelhante ao nome já existente: João tornar-se-á Yonatan, Maria poderá tornar-se Miriam.

 
     
 

 

top