Haftarot  
   
  Origem do costume
índice
     
 

Qual a origem das Haftarot que lemos todo Shabat após a leitura da Torá?

     
 

RESPOSTA:

1.O costume de ler a Haftará teve início quando Antiocus Epifanes, (imperador greco-sírio que governou Israel de 175 a 164 AEC) num esforço para abafar o estudo de Torá entre a nação de Israel, decretou a proibição da leitura da Torá aos judeus. Para contornar este sério problema, o povo judeu começou a ler uma porção selecionada dos Profetas que continham idéias similares às da leitura daquela semana da Torá (Abudraham Levush).
Embora a maioria das Haftarot fosse escolhida por ter algo em comum com a porção da Torá, há algumas exceções, quando a Haftará é escolhida porque reflete a época do ano. Por exemplo, durante as Três Semanas de luto pelos Templos Sagrados lemos profecias que advertem sobre a iminente destruição que ocorrerá se os judeus não se arrependerem. No Shabat anterior a Yom Kipur lemos sobre arrependimento, etc.

Este costume foi conservado mesmo após o decreto ter sido revogado.
A porção particular do Shabat dos Profetas foi cuidadosamente selecionada para atender uma das razões: porque o tema de um segmento dos Profetas relaciona-se intimamente com a porção da Torá lida naquela semana, ou porque aquela seção dos Profetas corresponde tematicamente a uma circunstância histórica ou festiva durante aquele Shabat.

2. Originalmente o costume era permanecer na sinagoga todos os dias após as preces e devotar tempo ao estudo dos Profetas. devido a dificuldades financeiras, tornou-se impraticável para o povo passar tanto tempo estudando, portanto o costume foi abolido. No entanto, no Shabat e Dias Festivos, quando ninguém trabalha e há tempo suficiente, o costume de estudar os Profetas continuou (Pardes, Shivlei Haleket).

3. Alguns argumentam que a Haftará, também, foi instituída por Ezra o Escriba (Sefer Hamachriya em nome de Rabenu Tam).