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RESPOSTA:
1.O costume de ler
a Haftará teve início quando Antiocus Epifanes, (imperador
greco-sírio que governou Israel de 175 a 164 AEC) num esforço
para abafar o estudo de Torá entre a nação de Israel,
decretou a proibição da leitura da Torá aos judeus.
Para contornar este sério problema, o povo judeu começou
a ler uma porção selecionada dos Profetas que continham
idéias similares às da leitura daquela semana da Torá
(Abudraham Levush).
Embora a maioria das Haftarot fosse escolhida por ter algo em comum com
a porção da Torá, há algumas exceções,
quando a Haftará é escolhida porque reflete a época
do ano. Por exemplo, durante as Três Semanas de luto pelos Templos
Sagrados lemos profecias que advertem sobre a iminente destruição
que ocorrerá se os judeus não se arrependerem. No Shabat
anterior a Yom Kipur lemos sobre arrependimento, etc.
Este costume foi conservado mesmo após o decreto ter sido revogado.
A porção particular do Shabat dos Profetas foi cuidadosamente
selecionada para atender uma das razões: porque o tema de um segmento
dos Profetas relaciona-se intimamente com a porção da Torá
lida naquela semana, ou porque aquela seção dos Profetas
corresponde tematicamente a uma circunstância histórica ou
festiva durante aquele Shabat.
2. Originalmente o costume era permanecer na sinagoga todos os dias após
as preces e devotar tempo ao estudo dos Profetas. devido a dificuldades
financeiras, tornou-se impraticável para o povo passar tanto tempo
estudando, portanto o costume foi abolido. No entanto, no Shabat e Dias
Festivos, quando ninguém trabalha e há tempo suficiente,
o costume de estudar os Profetas continuou (Pardes, Shivlei Haleket).
3. Alguns argumentam que a Haftará, também, foi instituída
por Ezra o Escriba (Sefer Hamachriya em nome de Rabenu Tam).
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