Fundamentalismo Judaico?

 
   
índice
  Existe?
     
 

Existe algo como o judeu fundamentalista, assim como há aqueles indivíduos no Cristianismo e no Islamismo? Se existir, que porcentagem de judeus pode ou poderia ser classificada como Fundamentalista? E quais seriam suas crenças fundamentais?

     
 

RESPOSTA:

Por Rabino Aron Moss
De Sidney, Austrália


Não estou bem certo sobre a sua definição de fundamentalista, mas eis a minha: Um fundamentalista é alguém que acredita que o seu caminho é o único verdadeiro, e qualquer um que não trilhe este caminho é mau.

O fundamentalista vê apenas duas opções para o resto da humanidade – junte-se a nós ou sofra as conseqüências. As outras nações estão lá para serem convertidas ou destruídas, e qualquer sistema de crença que não combine com o deles deve ser erradicado. Um fundamentalista não é o mesmo que um extremista. Existem aqueles que são inflamados ou radicais sobre suas próprias crenças, sejam cristãos renascidos, muçulmanos devotos ou ateus empedernidos. Podemos debater os prós e os contras destes sistemas de crenças, porém somente uma forte convicção não faz de você um fundamentalista. É quando você não consegue aceitar que pode haver outra estrada para a verdade, que nem todo mundo tem de se encaixar em sua visão do mundo – é aí que você entra no âmbito do fundamentalismo.

Por este motivo, o Judaísmo jamais pode tolerar o fundamentalismo. Numa colocação bem simples, não acreditamos que o Judaísmo é para todos. O pensamento judaico sente-se bem com a crença de que há muitos caminhos que levam a D'us; o Judaísmo é o caminho para os judeus, e os não-judeu podem encontrá-Lo em caminhos diferentes. Podem viver uma vida boa e moral sem cumprir as leis ou seguir as crenças do Judaísmo. Qualquer pessoa pode entrar para o Judaísmo através da conversão, mas isso não é necessário – um não-judeu pode sentir-se realizado e bem próximo a D'us, sem se tornar judeu.
Creio que é esta atitude universalista que tem salvado o Judaísmo da praga do fundamentalismo.

Não me entenda mal – certamente há judeus extremistas, fanáticos, criadores de caso. Mas eu não conheço nenhum grupo relevante de judeus fundamentalistas. O Judaísmo apresenta um desafio para o fundamentalista: se você realmente ama tanto a D'us, não deveria também amar todos os Seus filhos, que são criados à Sua imagem?

 
   
top