Flerte  
   
  Permitido ou não
índice
     
 

Qual a opinião do judaísmo sobre o flerte?

     
 

RESPOSTA:

Flertar, por definição, é um comportamento com a finalidade de despertar interesse sexual. Mas no flerte, não se trata tanto de "como" ou mesmo "por quê" tanto quanto trata de "com quem?"

Tudo bem com o flerte — se for com a pessoa certa. E mesmo então, você tem de fazê-lo da maneira certa. Se demos a idéia que o melhor flerte é não flertar, você entendeu o espírito da coisa. Porque você não flerta para encontrar aquela pessoa especial — você encontra aquela pessoa especial e então flerta.

O flerte, como o conhecemos, é divertido, mas fútil. É ser alguém que você não é para alguém que você não conhece, e aquele alguém faz o mesmo com você. É deixar que os hormônios subam à cabeça. É uma fachada. É falso. E tende a ser desmascarado, porque, para começar, nunca foi algo real. O flerte diz, vá de fora para dentro. O judaísmo diz, vá de dentro para fora.

O flerte coloca as paixões antes das personalidades. O judaísmo coloca as personalidades antes das paixões. Flertar é atirar primeiro e perguntar depois. O judaísmo é perguntar primeiro e atirar depois.

"Mas conheço pessoas que simplesmente tiveram um estalo e se apaixonaram!" protesta você. Tudo bem, também conheço. E? E eles namoraram, demonstraram um interesse apaixonado, casaram-se e viveram felizes para sempre — certo? Mas isso não é flertar. Eles foram além do flerte. Levaram a sério. E flertar é tudo, menos sério.

Como posso flertar?

1 — Verdadeiro flerte

O verdadeiro flerte exige um ambiente controlado, como uma experiência científica. O flerte funciona em qualquer lugar, mas não leva você a lugar nenhum. O verdadeiro flerte é um tanto bobinho, mas tira você da rotina: é claro que pode-se fazer uma garota rir ou uma secretária dar um sorriso — mas só por isso ela vai se casar com você? Ah, ah. E além disso — e isso é importante — você não sabe nada sobre ela! Portanto, se está realmente interessado naquela pessoa, a melhor maneira de consegui-la é lançar a pedra fundamental — peça a um amigo para apresentá-los, então combine um encontro. A maneira ideal é usar o método da rede: diga a todos seus amigos que você está procurando um relacionamento. Seja o mais específico possível. Eles contam aos amigos deles, e alguém conhece ou encontra alguém de quem você realmente goste. Eles fazem a apresentação, e a partir daí é por sua conta. Isso salva você do flerte.

2 — Fale de seus dons com as mãos para trás

Flertar é ser outra pessoa. O verdadeiro flerte é ser você mesmo. Flertar é exibicionismo. O verdadeiro flerte é desmascarar. Flertar é bazófia, o verdadeiro flerte é honestidade. E apesar dos psicólogos da moda e dos conselhos de colunistas, o contato físico romântico não é uma boa idéia — se um relacionamento sério enraíza e floresce, haverá muito tempo para isso depois.

3 — Vá até o fim

"Mas nós nos amamos!" diz você. "Por que não tocar?" Vocês se amam, certo? Agora provem isso — casem-se. Antes disso, a Torá diz "mantenha as mãos longe" na Mitsvá Negativa nº 353. Isso mantém o casamento sagrado.

 
   
   
top