Filosofia Chassídica  
   
  O que é
índice
     
 

Como surgiu a filosofia chassídica?

     
 

RESPOSTA:

A filosofia chassídica passou a existir numa época muito tumultuada da História Judaica. Há trezentos anos, os judeus da Europa Oriental e Rússia sofriam horrivelmente. Havia várias restrições financeiras sobre eles, porque eram vistos como "hóspedes indesejados" nos diversos países onde residiam. Se um judeu não ganhasse dinheiro suficiente, ele (e sua família) literalmente morria de fome. O anti-semitismo naqueles tempos era especialmente fanático. Isso tinha o efeito devastador de minar uma das pedras fundamentais dos valores judaicos: uma elevada educação judaica.

Como o judaísmo sempre teve em alta conta as realizações acadêmicas, isso despertou uma consciência de classe, dividindo o povo judeu entre os muito abastados (que podiam-se dar ao "luxo" de uma boa educação) e os pobres. Isso fez com que a massa sem vintém se sentisse muito afastada de D’us, algo que obviamente encheu-os de profunda tristeza e desespero.

A filosofia chassídica mostrou a cada indivíduo a centelha Divina que havia dentro dele. Isso sublinhou a necessidade para a alegria em servir ao Todo Poderoso, e ensinou que D’us ama todos Seus filhos, independentemente do grau de conhecimento ou mesmo observância religiosa, porque cada um é Seu filho.

A filosofia chassídica empregou (e continua a empregar) o método muito bem-sucedido de reforço positivo. Isso permite àqueles que o aprendem ter um vislumbre dos impressionantes efeitos do cumprimento da mitsvá (mandamento Divino). Em resumo, a filosofia chassídica ensina como servir a D’us com amor fornecendo uma atitude repleta de boa disposição e de como viver a vida com alegria.

 
   
   
top