Filhos mimados  
    índice
  As crianças não precisam entender tudo
     
 

Digo ao meu filho de nove anos que as pessoas que trabalham muito progredirão na vida e terão tudo aquilo que precisam. Agora estou num dilema. Há um novo jogo eletrônico que custa uma fortuna além de cada jogo extra. O primo dele tem um, seus amigos também, mas eu não pretendo comprar um para ele. Não temos o dinheiro, e de qualquer maneira não é uma das nossas prioridades – há coisas muito melhores que ele pode fazer com seu tempo do que jogar videogames violentos. Ele fez tudo certinho, escuta o que falamos, se esforça na escola e agora está desolado por ter feito tudo isso e não poder ganhar aquilo que deseja. Como explico isso para ele?

     
 

RESPOSTA:
Por Aaron Moss – algemeiner.com

Você tem diante de si uma maravilhosa oportunidade de ser pai. É uma chance de ensinar duas verdades vitais ao seu filho; que ele não pode ter tudo, e que ele nem sempre pode entender o porquê.

A idéia de que crianças precisam entender o raciocínio por trás de todas as decisões dos pais é equivocada. Se as crianças fossem capazes de entender todo motivo dos pais, então poderiam ser pais eles próprios. É exatamente sua incapacidade de avaliar por que nem todo desejo e capricho deve ser alimentado que faz deles crianças. O trabalho dos pais é estabelecer limites, e isso significa que às vezes a resposta é simplesmente não.

Quando um pai estabelece a lei e dá um não bem claro, está fazendo um grande favor ao seu filho. A criança aprenderá uma importante lição – não se consegue sempre aquilo que se quer. Às vezes parece injusto, às vezes parece injustificado, mas acontece, e acontece a todos, durante a vida inteira – há coisas que você deseja e não pode ter.
Infelizmente, muitas crianças não aprendem isso. Os pais lhes dão tudo que desejam. E quando crescem, ficam chocadas porque o resto do mundo não faz o mesmo. Estes são os adultos que pensam que seu cônjuge, seus amigos, seus país e D’us deveriam estar lhes dando tudo aquilo que pedem. Se tivessem sido ensinados quando crianças que não se pode ter tudo, aceitariam isso quando adultos.

Seu filho merece ser recompensado pelo bom comportamento e esforço na escola, mas talvez esta recompensa não precise ser aquela que ele deseja. Não é fácil, mas é muito melhor aturar acessos de raiva de uma criança desapontada durante alguns dias do que ter um filho mimado que será mimado durante a vida toda. Como disse o Rei Shelomô: “Treine a criança em seu caminho, para que quando ela crescer não se desvie dele.” Hoje ele ficará aborrecido, mas um dia ele lhe agradecerá.

 
    top