Família  
   
índice
  Relacionamento
     
 

Como se relacionar com um marido que só escuta a sua própria voz, e se acha dono da verdade, em diversas situações da vida cotidiana e em relação à educação dos filhos? Como fazer para que os dois concordem no que é bom e o que é ruim para eles? Gostaria de saber a sua opinião.

 
     
 

RESPOSTA:

Foi muito bom você ter tomado a iniciativa de entrar em contato, pois há muitas pessoas que passam por momentos difíceis e sentem-se constrangidas em buscar uma ajuda, infelizmente.

Em primeiro lugar é bom saber que um casamento judaico celebra o encontro de duas metades da mesma neshamá, pré destinadas por D’us para se unirem e se completarem formando uma única alma.

Tendo como base um relacionamento aberto e de muito respeito em relação a indivualidade e a natureza de cada um, e tendo em mente que D’us, Ele próprio, criou estas diferenças para que se completassem, a relação entre ambos deve fluir melhor.
As idéias jamais podem ser impostas, mas dialogadas e analisadas por duas cabeças e corações, que por natureza funcionam de formas diferentes. É fundamental que todas as suas conversas em relação as crianças, seus pontos de vista, sejam analisados a sós e que vocês busquem com sinceridade um denominador comum. Ao levarem suas idéias, dividirem seus pensamentos e decisões em relação a educação dos filhos, é importante e eficaz para a saúde mental deles e de ambos, que se mantenham firmes numa posição em comum. Nada há pior que pai e mãe discutirem diante de seus filhos posições contraditórias ou sem o mínimo respeito. Um casal deve servir de exemplo a seus filhos e nada mais saudável que serem amigos, companheiros e demonstrarem que, apesar das diferenças, cumprem realmente a vontade de D’us: se completam!

A mulher é a base, o pilar do lar judaico, e possui uma capacidade de compreensão e sensibilidade que lhe permitem superar vários obstáculos com muita fé, bom senso e sabedoria. Vou lhe dar apenas dois exemplos que ilustram o papel fundamental da mulher judia na vida de sua família:

Quando um casal contrai matrimônio e o marido quer ter uma casa casher, ele só terá seu desejo realizado se sua esposa, não apenas concordar, mas assumir tudo que engloba as leis de cashrut e administrar sua cozinha para que seja casher.

As leis de pureza familiar onde há períodos de separação intercalados por períodos de união que fortalecem e aumentam o amor e desejo no casamento, além de refletir em saúde e sucesso na educação dos filhos, dependem da esposa.

Como se estes dois fatores não bastassem, a mulher fornece um carinho e amor todo especial; costuma ser mais compreensiva e tolerante, pela sua própria natureza, que é complementado pela severidade, amor e firmeza transmitido pelo marido, onde ambos devem ser eficientes colaboradores na educação saudável de seus filhos (onde deve haver um equilíbrio) mesmo manifestando-se de formas diferentes.

Reserve meia hora de seu dia para pensar na educação das crianças e reserve um tempo especial, uma hora tranquila para você e seu marido em que ambos possam dividir valores comuns; os mesmos que motivaram seu casamento. Não percam de vista as qualidades inerentes a cada um e reforce as suas próprias ao invés de exacerbar discussões desgastantes apontando os defeitos do outro..

Espero ter contribuido um pouco para amenizar sua apreensão e que você possa encontrar uma solução rápida e eficiente através de um diálogo franco com resoluções positivas, sempre ao lado de seu marido.

Com nossos sinceros votos de hatslachá, sucesso!

 
   
top