Cremação  
   
  Desejo do falecido
índice
     
  Qual é a posição do judaísmo sobre a cremação de corpos? Como se deve proceder se o falecido deixou este desejo por escrito?  
     
 

RESPOSTA:

O último dos Treze Princípios da Fé Judaica, enumerado por Maimônides, é acreditar na Ressurreição dos Mortos. A alma continua a existir mesmo após o falecimento, sendo então julgada conforme os atos em vida. Caso mereça, terá acesso imediato ao Gan Eden, Paraíso; caso contrário, poderá passar por vários processos de purificação ou, até mesmo, uma reencarnação para se libertar das impurezas adquiridas em vida, tendo então acesso ao Paraíso, onde a alma passa por infinitas ascensões, pois são infinitos os níveis espirituais desta dimensão.

Porém, conforme Nachmânides e a Cabalá, a recompensa final da alma não ocorre no Gan Eden, mas somente numa época posterior, a Era Messiânica, quando haverá a Ressurreição dos Mortos, sendo que então a alma retornará ao corpo de origem e será merecedora das grandes revelações do Olam Habá, o Mundo Vindouro.

Na Torá há uma mitsvá de enterrar o corpo de um falecido bem como há a proibição de desrespeitar o corpo e mutilá-lo. É proibido também tirar qualquer proveito de um corpo humano.

Durante nossa História, o povo judeu sempre deu um valor muito especial ao enterro judaico. Até mesmo quem a vida inteira foi completamente afastado das leis e costumes judaicos faz questão de um enterro conforme as leis, pois este é o elo que une a alma à eternidade, preparando o corpo para a Ressurreição.

A cremação do corpo é totalmente proibida pelo judaísmo. Quem a pratica transgride as proibições da Torá, além de demonstrar que não acredita na Ressurreição e na vida pós-morte - uma das bases do judaísmo - deixando de merecê-la.

Mesmo se o falecido pediu, antes de falecer, oralmente ou por escrito que fosse cremado, os parentes que zelam pela sorte de sua alma não devem fazê-lo de forma alguma, pois a pessoa não é dona de seu corpo após a morte, devendo este ser devolvido à terra, conforme a vontade do Criador.

Se a cremação foi feita conforme pedido, as cinzas não podem ser enterradas no cemitério judaico, mas num canto fora; também as leis de luto não devem ser seguidas neste caso.

 
   
   
top