Extraterrestres  
   
  Ficção, imaginação ou realidade?
índice
     
 

Como o judaísmo explica os objetos voadores não identificados que comprovadamente existem e já foram até fotografados? Trata-se de prova que existe vida em outros planetas?

     
 

RESPOSTA:

Numa ocasião em que se reuniu com universitários, o Rebe afirmou categoricamente, ser impossível, conforme a Torá, a existência de vida inteligente, dotada de livre-arbítrio, fora da Terra.

Nossos sábios ensinam que quando D'us criou o mundo impôs uma condição à Sua Criação: se o povo de Israel aceitasse a Torá, o mundo existiria; caso contrário, voltaria ao nada, como antes da Criação. Ou seja, tudo o que foi criado, inclusive os astros, visa apenas o objetivo da Outorga da Torá ao povo de Israel.

Nossos sábios também afirmam que antes da Outorga da Torá, D'us ofereceu-a a todos os povos do mundo, e somente o povo judeu a aceitou. Ele assim procedeu para que os povos pudessem exercer o livre-arbítrio de recebê-la ou não. Por ter sido rejeitada pelos outros povos, D'us transformou-nos no povo escolhido. Deduzimos que, caso exista vida inteligente dotada de livre-arbítrio em outro planeta, a Torá também deveria ter sido oferecida a estes; e caso não a aceitassem, aquele mundo não poderia existir. Seríamos então obrigados a dizer que existe outra Torá, o que é impossível afirmar, pois "a Torá é uma só", como consta em Shemot (Êxodo). Também haveria outro povo escolhido, o que é inadmissível, pois consta na Torá: "Sereis para mim o escolhido de todos os povos."
Nada pode-se afirmar com relação aos OVNIs, pois não se sabe o que realmente são. Não é por sugestão de obra de ficção de que existem discos voadores tripulados por extra-terrestres que devemos acreditar ou vincular a isto quaisquer ocorrências (como por exemplo, luzes no céu).

Antigamente, eclipses ou estrelas cadentes eram desconhecidos pela maioria das pessoas. Muitos acreditavam ser milagres ou "deuses" estranhos. Atualmente, a ocorrência destes fenômenos pode ser prevista antecipadamente.

O pensamento judaico sempre acreditou que a criatura mais exótica e maravilhosa poderá ser encontrada aqui mesmo, na Terra. Podemos explorar os mais remotos cantos do universo espacial e mesmo assim, permanecermos distantes de nossa própria humanidade. Os verdadeiros segredos do universo continuam guardados nas profundezas da alma humana.

 
   
   
top