Estrela de David  
   
índice
  Forma e significado
     
 

Gostaria de saber o que simboliza a estrela de David e porque ela tem seis pontas?

     
 

RESPOSTA:

Não se sabe com certeza qual é a origem do símbolo da estrela de David. Há várias explicações sobre o formato deste símbolo. Seguem-se aqui algumas delas:

1. Um livro cabalístico interpreta a estrela de David como uma indicação ao governo de D'us, que reina sobre as quatro direções, no céu e na terra, somando-se seis pontos.

2. Outros, veêm as seis pontas como uma alegoria a Mashiach (Messias), descrito por seis virtudes, entre elas sabedoria e valentia.

3. Em grego, a palavra David é composta por 2 Deltas (letra em formato de triângulo - que representa a letra "D"). Por este motivo a estrela é composta por 2 triângulos.

4. Esta estrela possui 12 lados, que demonstra a disposição das 12 tribos de Israel durante sua jornada de 40 anos no deserto, após sua saída do Egito em direção à Terra de Israel.

5. Outra explicação se encontra na seguinte página de nosso site.

Com o tempo, a estrela de Davi passou a ser usada como símbolo do povo judeu, encontrando-se em antigas sinagogas e túmulos judaicos, e sendo até mesmo escolhido pelos nazistas, que seu nome seja apagado, para ser obrigatoriamente usado pelos judeus sobre seu braço.

 
   
top