Animais de estimação  
   
  Como encarar sua morte
índice
     
 

Eu tinha um cachorrinho com o qual eu e minha família éramos muito apegados. Ele ficou doente e tivemos que sacrificá-lo. Foi uma decisão muito difícil. Sofremos muito. Gostaria de saber como o cachorro é visto pelo judaísmo? Há luto? Devemos falar o Cadish? Onde vão os cachorros após a morte? Como devemos agir?

     
 

RESPOSTA:

Fiquei sensibilizado com sua mensagem pois, há muitas pessoas que nutrem um sentimento especial e forte por seus animais de estimação e realmente sofrem ao perde-los.

Creio que o primeiro ponto que devemos entender é que o Cadish não é uma prece triste, e de forma alguma é uma expressão de tristeza ou luto. É mais uma declaração da grandeza e onipotência do Todo Poderoso. Você poderia, bem, perguntar-se por que uma pessoa enlutada recita o Cadish por um parente. Quando o enlutado recita o Cadish e diz a prece perante a congregação, diz coisas que provocam uma resposta (por exemplo, Amen, etc.). Quando os participantes respondem, estão cumprindo sua própria mitsvá, e esta mitsvá que está sendo cumprida em benefício do ente querido que se foi ajuda a elevá-lo nos céus.

Este é meu conselho: cumpra uma mitsvá em memória dele, faça uma doação a um abrigo de animais, plante uma árvore em sua memória, doe uma bolsa de estudos em Educação Judaica, enfim, qualquer coisa que o faça sentir-se melhor.

Contudo, animais não possuem neshama (o nível mais elevado da alma), e portanto, não tem vida após a vida. Quando morrem, seu ruach (um nível mais baixo de alma) é expirado.

Como todos os outros elementos da natureza, os animais foram criados para servir ao homem. Quando o animal morre, é sinal que sua missão no mundo já foi cumprida.

Entretanto, é possível que a alma de um ser humano desça a este mundo no corpo de um animal, a fim de atingir sua perfeição (no conceito de "guilgul", reencarnação). Quando o animal morre, não é a alma do animal que vai para o céu, mas sim a alma do ser humano que se encontrava dentro do animal.

 
   
   
top