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RESPOSTA:
Até
a época de nosso Patriarca Avraham, o politeísmo dominava
o mundo. Avraham foi o primeiro a reconhecer um D’us único,
o Criador do Universo. Por isso, foi escolhido por D’us como o pai
do povo eleito. D’us o fez passar por dez provas que comprovaram
sua fidelidade. Por sua dedicação, D’us elevou Avraham
e seus descendentes acima das forças da Natureza; estas não
têm domínio sobre o povo judeu. Isto é aprendido no
Midrash sobre o versículo: "[D’us] tirou-o [Avraham]
para fora." Explicam nossos sábios: D’us o colocou acima
das influências da Natureza e ele ficou apenas sob influência
direta da Divina Providência.
As quatro Matriarcas, Sara, Rivca, Rachel e Lea eram estéreis para
demonstrar que seus filhos, os ancestrais das tribos formadoras do povo
judeu, não nasceram de forma natural, e sim com a força
do milagre da Divina Providência; desta forma seus descendentes,
o povo de Israel, nunca estaria sob as influências das forças
da Natureza.
Uma outra explicação parecida é dada para a esterilidade
das Matriarcas: Avraham e Sara, apesar de monoteístas, descendiam
de idólatras. Isto poderia ter influência direta sobre seus
descendentes, pois no momento em que alguém pratica a idolatria
ou delito semelhante, um espírito de impureza envolve sua alma,
desligando-se desta somente se a pessoa fizer teshuvá, retornar
ao bom caminho. Este espírito de impureza pode passar para sua
prole, conforme explicam os livros cabalísticos. Portanto, D’us
fez com que Avraham e Sara fossem estéreis para que seus filhos
nascessem de forma milagrosa, não permitindo assim que o espírito
idólatra de seus ancestrais passasse para eles, pois vieram ao
mundo não por meio de nascimento natural. O mesmo ocorreu com Rivca,
filha de Betuel, Rachel e Lea, filhas de Lavan, cujos pais também
eram adeptos da idolatria.
Mesmo sabendo disto, Sara, que era profetisa, não entendia por
que demorava tanto tempo para que este milagre prometido por D’us
se concretizasse. Ela entendeu que para que lhes nascesse um filho seria
necessário não apenas um milagre, mas também que
Avraham se purificasse de toda e qualquer influência negativa que
poderia estar ligada a sua alma proveniente de sua ascendência.
O segundo patriarca, Yitschac, por ter sido oferecido como sacrifício
para D’us, tinha santidade tal que não se casou com uma segunda
mulher.
Já Yaacov, que vinha de uma ascendência completamente sagrada,
teve até mesmo com as escravas filhos justos que foram todos ancestrais
do povo que iria receber a Torá no Monte Sinai, passando a ser
assim o povo eleito.
Uma vez que Yaacov amava mais Rachel, D’us antecipou o milagre de
Lea e, apesar dela ser estéril, D’us abriu seu ventre.
D’us também esperava que as Matriarcas rezassem e pedissem
pela Misericórdia Divina para que gerassem filhos. Isto tornou-se
uma demonstração clara e um exemplo através dos tempos
de que é possível, através das preces e confiança
N’ele, que seus pedidos sejam atendidos tornando-se recipientes
apropriados para receberem a bênção de gerar filhos.
Além disto, a medicina avançou muito ao longo dos anos possibilitando
que seja utilizada em benefício da humanidade. É preciso
saber como e o que é permitido através da Torá, consultando
um rabino bem versado na Halachá, Lei Judaica.
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