Espiritismo  
   
índice
  Proibido ou não
     
 

Como o espiritismo é visto e tratado pelo judaísmo?

     
 

RESPOSTA:

O espiritismo se baseia na crença da comunicação entre mortos e vivos e, para tanto, serve-se do auxílio dos médiuns. O judaísmo proíbe categoricamente este tipo de atividade (Veja Vayicrá 19:31, 20:27 e Devarim 18:11), e isto, além de ser prejudicial a alma dos que participam deste ato, também prejudica a alma do falecido como encontramos em Samuel I capítulo 28.

Embora a Torá aponte a existência deste recurso, ela nos ordena a "andar com D'us em integridade" (Devarim 18:13), ou seja, não procurar saber o que está por vir através de meios não convencionais. Estes meios são chamados de "poderes ocultos", que vêm do lado da impureza. Eles existem para testar a pessoa que possui fé; será que ela se deixará impressionar e ser levada por isto, ou ao contrário, irá ignorar estes rituais completamente, depositando toda sua confiança no D'us Único.

Porém os grandes tsadikim (justos) que possuem o conhecimento esotérico da Torá conseguem uma comunicação com almas justas. Isto é feito em estado de santidade e pureza e depois de anos de preparativos através do estudo da Torá revelada e do misticismo judaico. Não está ao alcance de qualquer um.

 
   
top