Era Messiânica  
   
índice
  Cumprir as mitsvot trará a Era Messiânica?
     
 

O que é uma mitsvá?

 
     
 

RESPOSTA:
O mundo em que vivemos está fora de forma. Mas o que talvez você não saiba é que foi construído dessa maneira. Este mundo – o mundo do corpo, das dimensões físicas – foi criado por D’us para ocultar o Divino: vemos o mundo como uma entidade independente de D’us. Entretanto, na verdade, ele é totalmente dependente de D’us, porque é Sua força criativa que está regenerando ativamente o mundo a cada momento.

A palavra hebraica "olam" ("mundo") significa também "ocultação," pois é isso que o mundo é –um lugar onde o Divino está oculto, e D’us é percebido como um estranho.
Todavia, esta ocultação de D’us não foi feita para durar. Nosso trabalho neste mundo é transformar e elevar a matéria física, revelando o Divino neste mundo e fazendo dele Seu lar, "uma morada para D’us."

Isto é obtido toda vez que cumprimos Sua vontade. Por exemplo, ao colocar tefilin nós elevamos a vaca (couro e pergaminho dos quais os tefilin foram feitos), a grama que a vaca comeu, e a água que bebeu.

Quando comemos e bebemos e utilizamos aquela força e a energia adquirida para o estudo de Torá, elevamos o alimento e a bebida, nosso cérebro e nosso corpo. Quando elevarmos uma significativa parte da matéria, o mundo estará pronto para a Era Messiânica. Mas não somos nós os conhecedores de "o quanto" é necessário ainda para preencher este recipiente. Cabe a D’us determinar quando nos tornaremos merecedores da vinda de uma nova Era.

Para citar Maimônides: Mashiach (o líder do povo judeu na época) reconstruirá o Templo Sagrado, levará todos os judeus para Israel, e introduzirá uma era sem fome, inveja, guerra ou doenças. A única ocupação da humanidade será então conhecer a D’us, perceber Sua força criativa imbuída em todas as coisas.

 
   
top