D’us para crianças  
   
índice
  Hashem nos apresenta desafios?
     
 

Tenho 9 anos e uma pergunta para fazer. Por que Hashem nos apresenta desafios se Ele conhece o nosso futuro? E se fizermos algo errado, como Ele fica bravo com a gente?

     
 

RESPOSTA:

Esta é uma ótima pergunta. Você deve ter uma mente muito profunda, porque esta é a pergunta que todas as mentes notáveis fazem. Tentarei respondê-la para você.

Você conhece a canção "Hashem está aqui, Hashem está aqui, Hashem está mesmo em toda parte"? Se Hashem está realmente em toda parte, então eu tenho um problema – onde está você? E onde eu estou? Como é possível que você esteja aí, se Hashem também está aí? Se alguém está sentado numa cadeira, não posso sentar-me lá! Se uma sala está repleta de pessoas, não posso enchê-la com mais gente! Portanto, se o mundo está repleto com Hashem (porque Ele está em toda parte) onde estamos nós?
A resposta:

D’us pode fazer qualquer coisa. Ele pode estar em toda parte e nos deixar ficar ali também. Portanto, Ele está realmente em todo lugar – até no lugar onde eu estou. Porém Ele faz parecer para mim como se Ele não estivesse ali, para que eu possa existir.
O mesmo se aplica às minhas opções. Como posso escolher se D’us já decidiu? Se Hashem sabe o que eu irei escolher, então não há espaço para a minha opção?

A resposta:

Hashem pode fazer qualquer coisa. Ele pode saber o que eu farei e me deixar decidir também. Ele pode saber, mas faz parecer para mim como se Ele não soubesse, portanto fico livre para escolher.

Então, por que somos recompensados ou punidos se D’us sabia de qualquer maneira o que iríamos fazer?

Porque não sentimos que Ele sabia. Sentimos que podemos escolher livremente. E estamos certos. Assim como existimos livremente, porque Hashem Se esconde de nós, também podemos escolher livremente porque Hashem guarda Seu conhecimento para Si mesmo.

Se sentíssemos que Ele sabe o que iremos escolher, não poderíamos mais escolher. E se pudéssemos sentir que D’us está aqui, não sentiríamos que estamos separados d'Ele. É isso que vai acontecer quando Mashiach chegar – perceberemos que somos realmente parte de Hashem. E não teremos mais o livre arbítrio. É por isso que precisamos fazer muitas coisas boas e positivas agora – enquanto ainda temos a escolha!
Pense sobre isso, e principalmente entre em ação!

 
   
top