Divisória nas sinagogas  
    índice
 

Exclusão feminina?

     
 

Por que sinagogas tradicionais têm uma divisória no meio e parece que apenas os homens participam das preces e são chamados na Torá?

     
 

RESPOSTA:

Tomando como base os ensinamentos da Torá, homens e mulheres não rezam juntos. Isso se reporta à época do Templo Sagrado, quando havia seções separadas para homens e mulheres.

Um judeu que tenta viver sua vida guiado pela Torá aprende a moldar seus sentimentos para estar em consonância com os mandamentos Divinos. Até hoje ainda não encontrei uma mulher judia que se recuse a rezar em um minyan com uma mechitzá, divisória.

Já arriscou perguntar a um rabino qual é a verdadeira razão desta divisória?

As mulheres foram criadas com uma sensibilidade espiritualmente aguçada. Possuem um poder de concentração nato. E pasme: a mechitzá foi criada para os homens, não para as mulheres!

Os homens se desconcentram e precisam de uma separação física para poderem dedicar-se com maior cavaná, intenção, no momento das preces. A mulher dispensa completamente estes aparatos, e é por causa dos homens que eles se tornam necessários.

As mulheres ainda hoje e sempre são a figura central no judaísmo, desejem ou não sê-lo. O lar continua sendo o centro da vida judaica, e a mulher, o seu pilar. As diferentes mitsvot dos homens e das mulheres, e mesmo as que possuem em comum, fazem parte do plano Divino onde cada um deve empreender esforço para cumprir a sua parte.

Quem prepara, desde a sua aquisição e tomando minuciosos cuidados, os alimentos para que cheguem à mesa casher nutrindo sua família física e espiritualmente? Quem ilumina o lar a cada sexta-feira, véspera de Shabat, no horário apropriado e transmite tantos valiosos ensinamentos aos filhos? Quem a cada mês, com a colaboração e compreensão de seu marido, toma todas as medidas necessárias para cumprir, conforme estabelecido pela Torá, a mitsvá de Taharat Hamishpachá (Pureza Familiar)? A mulher!

Você pode achar que isto ainda é pouco (saiba que há muito mais). Mas quando o Rebe iniciou a "Campanha das Mitsvot," entre elas estava o acendimento de velas de Shabat (na hora apropriada, evidentemente) - não para guardar o Shabat, mas para acender uma vela!

Portanto, ao invés de se concentrar em tudo aquilo que você não pode fazer e terminar não fazendo progressos, você deveria se concentrar nas coisas que pode fazer, não importa quão mínimas elas possam parecer.

Basta começar com um único ato: você poderá pensar que é uma gota, mas aos olhos de D'us poderá significar um oceano.

E lembre-se: da próxima vez que você entrar em uma sinagoga e avistar a "fronteira" (divisória) ela não é o limite, mas o infinito que conecta corretamente a alma do homem com a essência de D'us.

 
    top