Divisória na sinagoga

 
   
índice
  Machismo?
     
 

Os religiosos não se sentem incomodados com a divisória que separa homens e mulheres durante as rezas nas sinagogas ortodoxas? Quanto a mim fico muito incomodada, pois acho uma atitude machista, como se os homens fossem superiores e nós mulheres deixadas em um segundo plano…

     
 

RESPOSTA:

A mim isso não me incomoda, em absoluto. Minhas preces são entre eu e D’us, e não preciso de reconhecimento masculino para validar minhas orações. Não posso ser chamada à Torá e francamente, não tenho vontade de ser. Sim, é uma forma de prece, um ritual, mas alguns são designados para os homens, outros para as mulheres. Não me incomoda saber que somente os homens podem fazê-lo – eles deveriam se incomodar por saber que há certos privilégios, ou mitsvot, reservadas exclusivamente às mulheres? Acho que isso de "querer aquilo que é do outro" é apenas um sintoma de verdadeira confusão…

E "by the way", a divisória na sinagoga ao contrário das aparências, que quase sempre enganam, foram feitas não para as mulheres, mas justamente para os homens, que precisam estar concentrados durante as preces e cuja presença feminina perturba sua concentração. Ao passo que as mulheres não precisariam disto para elevarem suas preces ao Altíssimo, possuindo mais sensibilidade e um nível espiritual elevado que as conecta mais rápido, transpondo barreiras.

 
   
top