Dinheiro & Amigos  
   
índice
  Problemas financeiros
     
 

Perdi meu emprego recentemente e estou com terríveis problemas financeiros. Sou mãe solteira de duas crianças pequenas e praticamente não tenho economias. Enquanto isso, minha melhor amiga de muitos anos acaba de casar-se com um homem muito rico. Enquanto eu mal posso pagar o aluguel, eles estão viajando pelo mundo e ela está sempre me contando sobre os presentes que recebe e as compras que está fazendo. Ela sempre foi prestativa e generosa, mas agora que está casada não tem feito nada para me ajudar. Sinto que não posso continuar conversando com ela e fingindo que não há nada de errado. O que devo fazer?

     
 

RESPOSTA:

Não há nada mais desconfortável ou traiçoeiro num relacionamento que quando o dinheiro entra na história. E essa situação é ainda mais complicada porque parece que o dinheiro recém-encontrado não é tanto da sua amiga, mas sim do marido dela. Portanto você está realmente lidando com algumas situações diferentes neste caso. Primeiramente, sua melhor amiga está casada há pouco, o que automaticamente muda a dinâmica da amizade de vocês duas. Em segundo lugar, você perdeu seu emprego, o que muda sua situação e suas necessidades. Em terceiro, sua amiga agora está levando um novo estilo de vida por causa do novo status financeiro, o que coincide com a mesma época em que você precisa de ajuda financeira.

Antes de discutirmos sua falta de dinheiro, vamos falar sobre sua amiga e o casamento dela. Pense sobre as coisas sob o ponto de vista dela, que acaba de se casar. Esta é uma enorme transição para ela. Além disso, está vivendo num estilo muito mais extravagante do que o anterior. Você é a melhor amiga dela. Ela está empolgada e deseja partilhar isso com você – não necessariamente se exibir. E portanto ela conversa com você.

Eu imagino que se a sua situação fosse diferente no momento, você ficaria encantada por falar com ela e aborrecida se ela não dividisse cada detalhe com você. E assim, como melhor amiga, você deveria tentar ficar feliz pela boa sorte e felicidade dela, embora você esteja passando por uma época difícil. Sei que não é fácil, mas veja se consegue se concentrar em ser amiga, e dar a ela o que ela precisa agora – que é seu apoio, amizade, amor e até um ouvido atento.

Ao mesmo tempo, ela é sua melhor amiga. Isso significa que você também deveria poder conversar aberta e honestamente. Se você não consegue pagar suas contas e ela está passeando pelo mundo, ela precisa ser sensível às suas necessidades e à sua situação. Porém uma coisa deve ser deixada clara: o fato de ela ter se casado com um homem rico de maneira alguma significa que o marido deve se sentir obrigado a ajudar você financeiramente. Isso é algo que seria bastante estranho e poderia prejudicar o casamento deles, o que é totalmente injusto. Se ele se oferecesse espontaneamente, seria uma coisa, porém isso não é algo que você deva esperar ou se sentir aborrecida se jamais for oferecido.

Você diz que sua amiga sempre foi prestativa e generosa. E agora você precisa da ajuda dela. Diga-lhe o que está passando e peça-lhe sugestões e apoio. Talvez ela possa ajudar tomando conta de seus filhos ou ajudá-la a procurar um emprego, ou ainda emprestar-lhe algumas roupas bonitas para uma entrevista.

Há muitas coisas que ela pode fazer para ajudar que não exigem que dê um centavo em dinheiro a você. Porém você precisa confiar nela e procurar sua orientação e apoio. Talvez ela não saiba o quanto as coisas estão más para você. Talvez seja porque você não lhe contou realmente. Ou talvez seja porque ela está muito ocupada para perceber, mas como sua melhor amiga, você deve procurá-la e abrir seu coração.

Neste exato momento você está lutando com o fato de não ter o dinheiro que precisa. Será uma vergonha se o fato de ela ter dinheiro se interpuser entre vocês duas. Concentre-se na amizade e na pessoa que você sabe que ela é. Fale com ela sobre os seus problemas como faria sobre qualquer outra situação. E seja prestativa pois ela também precisa de você. Não tenho dúvida de que se ela é a amiga que você descreve, vai querer ajudá-la da melhor forma possível.

Use essa oportunidade para reconhecer não apenas suas necessidades, mas as necessidades de outras pessoas que também estão lutando. Pode doar as roupas que seus filhos não usam mais, ou alimentos que não lhe farão falta, etc. E reze para que outras pessoas que têm necessidade de dinheiro sejam abençoadas com estabilidade financeira e sucesso.

A Torá nos ensina que quando rezamos por outros que têm necessidades semelhantes, D’us – comovido porque rezamos por outros, embora tenhamos as mesmas necessidades – responde primeiro às nossas. Portanto, fique feliz pela sua amiga e reze pelo seu bem-estar. E ela deveria rezar pelo seu. Assim as preces de ambas serão atendidas!

 
   
top