Desânimo no estudo da Torá
    índice
  Como superar
     
 

Considero-me uma pessoa religiosa. Sempre estudei Torá diariamente. Porém, de uns tempos para cá não encontro razão para estudar e até de cumprir algumas mitsvot. Parece que posso viver sem isto e sei que o céu e a terra continuam existindo, e o mundo movendo-se, mesmo sem o estudo da Torá. Então por que deveria continuar a estudar e como eliminar esta falta de vontade e entusiasmo?

     
 

RESPOSTA:

Primeiramente, devemos ter sempre em mente que em espiritualidade, descidas existem para trazer subidas. Quando um judeu está em uma fase delicada espiritualmente, quando sente que sua rotina e seu entusiasmo não são mais os mesmos como antigamente, não deve se desesperar. Muito pelo contrário, devemos aproveitar estas situações, pois elas nos dão a oportunidade de subir a um nível ainda mais alto do que estávamos anteriormente.

O mundo não é o que ele parece ser. Principalmente nos dias de hoje, cuja tendência é pensar na superfície das aparências, do que parece estar movendo o mundo. Temos sempre que nos relembrar que o gás da existência do universo não são as bolsas de valores, nem a revolução cibernética ou científica. O mundo existe porque D'us o sustenta a cada instante, e D'us criou o sistema de tal maneira que o sustento dependa de nossas mitsvot e de nossa Torá.

Realmente, o céu e a terra existem, e não é todo mundo que estuda Torá. A pergunta é: no mérito de quem eles existem? Será que não queremos ser parceiros de D'us, criando o mérito para a existência da criação?

Mas nossas mitsvot e estudos não são somente o sustento do mundo. São nosso próprio sustento. Assim como o corpo, nossa alma também precisa ser alimentada diariamente. São o estudo e a prática da Torá que alimentam nossa alma. Quando relaxamos neste aspecto, estamos deixando de prover suas necessidades vitais. Talvez não sentimos a fome da alma de forma tão instantânea quanto o corpo, mas quando finalmente a sentimos, a fome espiritual é muito mais intensa e perturbadora. As vezes, isto acaba levando as pessoas a procurar aventuras malucas, vícios, e tantas outras realizações fantasiosas. Devemos entender que fome de alma e de espirito é saciada somente com Torá e o cumprimento de Seus preceitos.

As vezes, mesmo quando finalmente nos alimentamos espiritualmente, não sentimos nossa alma, não sentimos entusiasmo de espírito. Talvez isto seja porque nossa alma já está carente de sustento há algum tempo. Devemos insistir em reanimá-la, estudando e cumprindo mais, mesmo não vendo o resultado imediato. Afinal, devemos confiar em D'us, que nos deu Sua palavra de que a Torá e mitsvot são a chave para nossa alegria e realização.

Leia no nosso site "O que é alma"

 
    top