Depressão

 
   
índice
  Combater ou administrar?
     
 

Por que não posso ficar triste ou deprimido quando acontece algo muito desagradável?

  Por Rabi Avraham Arieh Trugman - www.Askmoses.com  
 

RESPOSTA:

Embora saibamos que tudo acontece para o bem e que devemos servir a D’us com alegria, seria quase sobre-humano não sentir tristeza ou até depressão quando as coisas não vão bem na vida. Porém há uma grande diferença entre uma reação emocional de curta duração e uma depressão prolongada.

Muitos Rebes chassídicos ensinaram que ainda pior que o pecado é o prolongado estado de depressão que pode ocorrer como resultado do pecado. A "má inclinação" nos encoraja a pecar para produzir depressão, pois então ela realmente nos tem em suas garras.

A depressão não apenas leva à estagnação espiritual como também faz a pessoa acreditar que nada realmente é importante, e que ninguém se importa. Este é um estado de espírito extremamente perigoso, quando a pessoa se envolve em todos os tipos de caminhos perigosos e destrutivos. Nos casos extremos, cria um espaço na mente que leva ao suicídio, D’us nunca o permita.

De uma certa maneira, a depressão é a suprema viagem do ego, onde o indivíduo começa a habitar somente em seu próprio mundo tenebroso e deixa do lado de fora o restante, o mundo ao seu redor. Neste estado de espírito limitado, só ele tem importância.

Culpa, auto-recriminação e sofrimento interior pelas próprias falhas são positivos, quando servem como meios para a pessoa reformar seus caminhos, um forte incentivo a prosseguir em frente com renovado comprometimento para um novo rumo na vida. A tristeza como resultado de acontecimentos desagradáveis que levam à introspecção e exame de consciência também podem ser positivos. Mesmo um curto período de depressão poderia servir ao mesmo propósito positivo. Mas mergulhar na areia movediça da autopiedade, desespero e depressão deve ser evitado a todo custo.

Transformar escuridão, o mundo negro em luz, requer sem dúvida, um tremendo esforço, mas a vitória rumo a isto possui um mérito ainda muito maior.

 
   
top