O que é Judaísmo?  
   
índice
  Definição
     
 

O Judaísmo é uma raça ou religião?

 
     
 

RESPOSTA:

Esta pergunta é feita com freqüência, e pode ser enganadora. Devemos escolher uma ou outra. A verdade é que não é nenhuma das duas.

De fato, não há palavra em nosso idioma que possa expressar adequadamente a natureza do Judaísmo, e limitar as idéias da pessoa às palavras disponíveis é cometer um grave erro. Os filósofos analíticos passam muito tempo entendendo como a linguagem afeta o pensamento. É nosso dever evitar que o idioma nos force a um padrão específico de raciocínio.

A maioria dos judeus compartilha características raciais em comum. No entanto, não há uma regra absoluta, porque o Judaísmo aceita convertidos e portanto mesmo alguém que não possua aquelas características raciais é igualmente judeu. Mesmo alguém tão gentio como Haman, um Amalequita [Esther 3:1; I Shemuel 15:8], tinha descendentes que se converteram ao Judaísmo e se tornaram eruditos respeitados [Talmud Gittin 57b, Sanhedrin 96b].

O Judaísmo é uma religião no sentido em que há crenças básicas e práticas que são obrigatórias a cada judeu. No entanto, mesmo aqueles que falham na prática ou na crença ainda são judeus [Talmud Yevamot 47b; Shulchan Aruch, Yoreh Deah 268:12].

 
   
top