Conversão  
   
  Por que não tornar a Conversão mais fácil?
índice
     
 

Ouço com freqüência rabinos declarando que o povo judeu está minguando devido a casamentos mistos e assimilação. Porém são vocês, rabinos, que colocam os maiores obstáculos ao crescimento judaico! Se tornassem a conversão um pouco mais fácil, muitos não-judeus se juntariam a nós. Por que vocês insistem teimosamente num longo e difícil processo de conversão, quando estão fechando a porta para muitos convertidos em potencial?

     
 

RESPOSTA:
Por Aron Moss
Eu gostaria de nomeá-lo como o próximo primeiro ministro. Você apresentou uma fórmula que poderia beneficiar grandemente o mundo.

Você argumenta que o povo judeu cresceria se fosse mais fácil se tornar judeu. Se aplicarmos sua lógica a outros cenários, a maioria dos problemas da sociedade seria facilmente resolvida. Poderíamos reduzir o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza simplesmente abaixando a linha da pobreza. E teríamos muitos milionários a mais se não fosse preciso tanto dinheiro para ser um! A taxa de crimes cairia dramaticamente se apenas legalizássemos a atividade criminal. E se abaixássemos a expectativa média de vida, as pessoas viveriam muito mais!

Ou o Judaísmo é verdade, ou não é. Se é verdade, então a verdade não pode ser salva quando a diluímos. E se não é, então por que se incomodar de salvá-la, afinal?

A estrada para a conversão é desafiadora. Tenho visto o esforço sincero feito por convertidos para se tornarem judeus. Eles me inspiram e estou orgulhoso por conhecê-los. E tenho visto as tristes conseqüências das conversões "rápidas" também. Para citar Groucho Marx, como alguém pode respeitar uma religião que facilita as regras para a pessoa entrar?

Talvez o sistema de conversão não seja perfeito. Isso é algo que os rabinos de fato deveriam estar trabalhando para melhorar. Porém somente podemos lutar contra a assimilação apresentando o Judaísmo puro, inalterado, de maneira relevante e acessível. Este é o Judaísmo que pode ser respeitado – tanto por judeus quanto por não-judeus.

 
   
   
top