Contato físico  
   
índice
  Dar a mão é proibido?
     
  Certo dia eu estava indo para escola e vi um rabino com seu filho. Uma motorista ofereceu sua mão para ajuda-lo a descer, e ele recusou falando que não poderia dar a mão para ela. Por que?  
     
 

RESPOSTA:

O judaísmo sustenta que um toque não é um simples toque, um abraço não é um simples abraço, e um beijo não é um simples beijo. Em outras palavras, o contato físico, por mais inocente que seja, tem o poder de aproximar as pessoas. Como todo poder, ele pode ser usado positiva ou negativamente. Ele pode ser usado para criar intimidade entre duas pessoas que estão ligadas por um compromisso, como pode também causar uma ilusão de proximidade, com pessoas que não são nada próximas.

É por isso que reservamos este poder especial apenas para nossas "almas gêmeas" ou parentes próximos do sexo oposto. O toque é uma cola que tem poder de ligar as pessoas. Já que é assim, queremos reservar o tubo inteiro para aquele com quem queremos estar realmente ligados.

Muitas pessoas, ao ouvir a posição do judaísmo sobre este assunto, dizem que os religiosos são muito maliciosos, afinal, um toque não é nada. Porém, este é um engano. A religião conhece mais do que qualquer um de nós a natureza humana, e por isso nos instrui a preservar nossos poderes.

Se não sentimos mais a especialidade de um toque, é sinal de que a cola já está gasta porque foi desperdiçada por aí...

 
   
   
top