Comportamento  
     
  A visão judaica sobre a paquera
índice
     
  Você resiste a um flerte?
     
 

RESPOSTA:

Por definição, flertar é comportar-se de forma brincalhona com a intenção de despertar o interesse sexual. Mas o flerte não é tanto sobre "como?" ou mesmo "por que?", mas sim "com quem?" Se você encontrou uma linda desconhecida em um bar, atravessando a rua ou no ponto de ônibus, ou deu de cara com um simpático e educado estranho no elevador, pare por aí. Você já está fazendo tudo errado.

Flertar do modo que conhecemos é divertido, mas fútil. É ser alguém que você não é com alguém que você não conhece, e aquele alguém faz o mesmo com você. É falso, uma fachada repleta apenas de hormônios; e desmorona, porque nunca foi real. O flerte funciona em qualquer lugar, mas não o leva a lugar algum. O verdadeiro flerte é sem graça, mas bate de longe o falso: é claro que você pode fazer uma garota rir mas ela vai casar-se com você por isso? Ah, ah. Essa é uma mentira pretensiosa. E além disso - este é o ponto crítico - você nada sabe sobre ela!

O judaísmo nos fornece uma visão completamente oposta à relacionamentos despretensiosos, momentâneos e fugazes. Enquanto o flerte diz: vá de fora para dentro. O Judaísmo diz: vá de dentro para fora. O flerte coloca a paixão antes das personalidades. O Judaísmo põe as personalidades antes das paixões. Flertar é: atire primeiro e pergunte depois. O Judaísmo é: faça perguntas primeiro e atire depois.

Você poderá argumentar: "Mas conheço pessoas que se apaixonaram num estalo!" Tudo bem - também conheço. E daí? Daí que eles demonstraram um interesse apaixonado, compartilharam idéias e ideais comuns, casaram-se e viveram felizes para sempre - correto? Mas isso não é flerte. Eles foram muito além disso. Transformaram sua relação em algo sério. E flertar é tudo, menos sério.

Como então funciona a química judaica? O verdadeiro flerte requer um ambiente controlado, como numa experiência científica. Portanto, se está mesmo interessado naquela pessoa, a melhor maneira de aproximar-se dela é estabelecer um alicerce - peça a um amigo para fazer a apresentação, então sugira um encontro. O ideal é usar o método da rede: diga a todos seus amigos que está procurando um relacionamento. Seja tão específico quanto possível. Eles falarão a outros, e alguém com certeza conhecerá ou encontrará uma pessoa de quem você realmente goste. Eles o apresentam, e a partir daí é com você. Isso o poupará do trabalho de flertar e acabar entrando em alguma, senão, várias "frias".

Flertar é ser outra pessoa. O verdadeiro flerte é ser você mesmo. Flertar é se exibir. O verdadeiro flerte é destacar-se. Flertar é bazófia. O verdadeiro flerte é humor, honestidade e coração. E apesar dos psicólogos da moda e dos colunistas que dão conselhos, o contato físico não é uma boa idéia - se um relacionamento sério criar raízes e brotar, haverá muito disso mais tarde...

Flertar é certo se aquela pessoa é adequada para você. E mesmo então, precisa fazê-lo direito. Se isso dá a impressão de que o melhor flerte é nenhum flerte, você entendeu. Porque você não flerta para encontrar aquela pessoa especial - você encontra a pessoa especial e então flerta.

"Mas nós nos amamos!" você pode argumentar. "Por que nenhum contato físico?" Vocês se amam, correto? Então a melhor forma de prová-lo é assumindo esta relação. Como? Casando-se. Você sabe o que fazer depois disso - é para isso que existe o casamento. Antes dele, a Torá diz: "Tire as mãos!" na mitsvá negativa nº 353. Isso mantém o casamento sagrado. Manter a chama sempre acesa, flertar à sério com a pessoa mais importante de sua vida, a quem você elegeu para viver juntos para sempre, este é o verdadeiro amor. Pode flertar a vontade e sem receios... este, eu assino em baixo!

 
     
 

 

top