Cohen, Levi e Yisrael  
   
  Surgimento e significado desta classificação
índice
     
  Gostaria de saber mais detalhes sobre as três categorias em que se divide o povo judeu: Cohen, Levi e Yisrael: como se originaram, o que eram e o que são exatamente, como posso identificar a que categoria pertenço, se elas ainda têm importância no mundo atual e em Israel?  
     
 

RESPOSTA:

O judaísmo sustenta que cada grupo possui características e funções únicas e diferentes; um povo não é uma máquina de xerox. Porém, todos estão ligados, e isto torna o povo de Israel único e completo. Todos são parte de um todo, e o todo possui de tudo.

D'us escolheu uma tribo para dedicar-se somente a Ele, que estivesse envolvida em seu ofício e essência ao Serviço Divino. Assim, a tribo de Levi (que inclui Cohanim e Leviim) foi escolhida a dedicar-se a santidade no Tabernáculo, no Templo Sagrado, e brevemente, com a ajuda de D'us, no Terceiro Templo Sagrado.

Isto não significa que o restante do povo não participasse do trabalho no Templo. A tribo de Levi era representante de todo o povo perante D'us. Esta tribo, por sua vez, não possuía um território na Terra de Israel para adquirir seu próprio sustento. Viviam das oferendas e dízimos trazidos pelo povo ao Templo.

De dentro da tribo de Levi, D'us destacou os Cohanim, para executarem as tarefas mais centrais no Templo, como os sacrifícios. Os Cohanim e Leviim deveriam estar sempre puros e elevados para trabalhar no Templo. Os Cohanim, por sua vez, possuem mais leis que preservam seu degrau de pureza, afinal, seu serviço é mais elevado.

Atualmente, quando não possuímos ainda o Templo Sagrado, os Cohanim e Leviim exercem ofícios como qualquer outra pessoa do povo. Porém, várias leis ainda estão vigentes, que preservam a santidade e o respeito por eles: Cohanim e Leviim tem precedência para subir na Torá, respectivamente; os Cohanim devem evitar entrar em cemitérios, pois há impureza por lá, entre várias outras leis.

 
   
   
top