Cohen  
   
índice
  Significado e comportamento?
     
 

Gostaria de saber o significado de ser um Cohen. Quais são as normas de conduta que lhe são específicas e em que elas se baseiam?

 
     
 

RESPOSTA:

Respondendo suas perguntas, todas as normas referentes ao Cohen são baseadas em estatutos da Torá, estabelecidos por D'us (Porção da Torá Emor; este capítulo trata principalmente da pureza dos sacerdotes). O cohen, ou cohanim, no plural, eram sacerdotes que desempenhavam funções específicas quando existia o Templo Sagrado em Jerusalém, e eram considerados homens santos e puros por D'us.

Até hoje, em diversas oportunidades durante o ano, os cohanim abençoam o povo durante as preces nas sinagogas. Um cohen é o primeiro a ser chamado na Leitura da Torá, seguido de um Levi.

Há algumas leis concernentes ao cohen que estabelecem certas restrições a fim de que todos os cohanim estejam sempre preparados e puros para, a qualquer momento, terem que reassumir seus trabalhos no Templo Sagrado, quando este será reconstruído (com a vinda de Mashiach). Entre elas, um cohen não pode ir a um enterro nem tocar em um morto, salvo parentes muito próximos como sua esposa, seus pais, filhos, irmão e irmã virgem, e desde que seja de uma maneira especial que pode ser orientada por um rabino ortodoxo, caso desconheça as leis. Os sacerdotes também são proibidos de contrair matrimônio com mulher judia que teve uma vida irregular e pouco honesta, profana ou com divorciada; mesmo sendo uma mulher, de quem se divorciou, não poderá retomar esta relação. Entretanto, o sacerdote pode casar-se com uma viúva visto que somente o "Cohen Gadol" - Sumo Sacerdote - era obrigado a casar-se com uma virgem.

 
   
top