Cogumelos  
    índice
  São Casher?
     
 

Gostaria de saber se cogumelos são casher, já que são fungos...

     
 

RESPOSTA:

Sim, cogumelos são casher. Um cogumelo é um fungo, e em geral, fungos natuais são casher. Como os insetos não são casher, você deve certificar-se que seus cogumelos não estão infestados com insetos antes de consumi-los.

Enxágue os cogumelos e examine algumas amostras para assegurar que não haja qualquer criatura chamando-os de “lar”. Por este motivo, a área marrom sob o topo dos cogumelos Portobelo, por exemplo, deve ser removida.

Se os cogumelos forem industrializados, você deve procurar um símbolo de certificação casher no rótulo, pois ingrediente não-casher podem ter sido usados durante o processo, ou os cogumelos podem ter passado pelas mesmas linhas de produção de alimentos não-casher. Verifique se a marca exposta que deseja adquirir se encontra na lista de produtos casher liberadas por um rabino ortodoxo que emite certificação casher.

Como você perguntou sobre cogumelos, devo mencionar que os Sábios do Talmud (Berachot 40 b) discutem a bênção a ser recitada antes de comer cogumelos. Embora cresçam no chão, os cogumelos não recebem sua nutrição do solo como as plantas. Portanto, a benção apropriada não é Adamá (“bendito sejas… que cria o fruto da terra”), mas sim a bênção “Sheacol”, “por cujas palavras todas as coisas foram criadas.”

 
    top